Topo

Rodrigo Mattos

Unida, América supera Europa em 2014 e ensaia domínio da Copa

rodrigomattos

28/06/2014 06h00

Reunidas todas as suas regiões, a América já supera a Europa e em número de países nas oitavas de final, e também no desempenho no grupo de fase da Copa-2014. Mas o continente americano ensaia tornar esse domínio de forma permanente com a aproximação política entre dirigentes da Conmebol e da Concacaf (América Centro, do Norte e Caribe).

No Mundial do Brasil, oito dos 10 times da América se classificaram para a próxima fase. Foram apenas seis europeus, de um total de 13. Motivo: equipes americanos obtiveram 65,5% dos pontos em seus grupos, bem superior aos 55,5% de rendimento do velho continente.

A ponto de, neste sábado, as duas oitavas de final serem entre sul-americanos, que já têm pelo menos um lugar garantido na semifinal do Mundial.

Já é a segunda Copa em que a América supera a Europa na primeira eliminatória, embora naquela competição tenha havido uma decisão entre Espanha e Holanda. Para efeito de comparação, todas as Copas anteriores desde 1986 tiveram um domínio das equipes europeias.

Essa vantagem da América – ressalte-se que o fator campo favorece o continente – ocorre no mesmo momento em que há uma aproximação clara entre Sul, Centro e Norte. A Copa América já será realizada nos EUA, em 2016, em uma edição especial.

Vice-presidente da Fifa, o argentino Julio Grondona pregou o reforço da união do continente ao blog. "Precisamos nos unir com os outros países da América Latina, com a Copa América de 2016. Iremos arrebentar os europeus", afirmou ele. Em seguida, emenda em tom de brincadeira. "Temos que ficar de olho nos americanos."

O teste da ascensão da América será no Mundial da Rússia-2018. Afinal, os europeus sempre foram dominantes em competições em seus territórios.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.