Topo

Rodrigo Mattos

Fifa faz piada com calor que castiga jogadores e torcedores no Castelão

rodrigomattos

29/06/2014 16h22

Apesar das reclamações de sindicatos de jogadores, a Fifa marcou jogos da Copa-2014 às 13 horas em cidades quentes como Fortaleza. Na oitavas de final, entre México e Holanda, o sol castigou torcedores e jogadores, a ponto de a partida ter sido parada nos dois tempos. Mas a federação internacional não perdeu oportunidade de fazer piada no twitter com o intervalo por conta da alta temperatura.

Pelas regras da Fifa, quando o termômetro ultrapassa 32º, tem de haver parada técnica. Isso ocorreu ainda no primeiro tempo, e foram estabelecidos intervalos para refrescos nas duas etapas. A temperatura oficial era de 32º, mas Van Persie falou em em 39º no campo. Foi a primeira vez que ocorreu oficialmente a interrupção em Copas, embora tenha havido uma parada informal em Itália e Inglaterra, em Manaus.

No primeiro intervalo no Castelão, o twitter oficial da Brazuca, bola oficial do Mundial feito pela Adidas, fez uma brincadeira: "Bom ter uma pausa. Eu estou correndo tanto quanto qualquer um e não tenho pernas." Controlado pela Fifa, o twitter oficial da Copa-2014 incorporou a piada e acrescentou: "Ela (a bola) também tomou um respiro", disse a página em espanhol.

Jogadores colocaram faixa na cabeça no intervalo para tentar se refrescar, pois correram, juntos, mais de 200 km, uma média de 10 mil metros por jogador sob o sol. Torcedores refugiaram-se na sombra e reclamaram do sol forte.

Um dos principais fatores para determinar os horários dos jogos são os pedidos da televisões que compram os direitos da Copa, e são a principal fonte de renda da Fifa. As emissoras europeias têm grande influência porque querem os jogos em períodos nobres de sua programação.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.