Topo

Rodrigo Mattos

Fifa isenta Neymar por sunga exposta, mas chama a atenção da CBF

rodrigomattos

29/06/2014 06h00

A investigação da Fifa sobre a sunga exposta por Neymar no jogo com Camarões isentou o jogador de culpa por descumprir as normas de marketing da entidade. Classificou como acidente. Mas a entidade relembrou a CBF sobre as regras de exposição de marcas, claramente para que o episódio não se repita.

Na partida no final da primeira fase, o jogador abaixou o calção e exibiu uma sunga com desenhos da bandeira brasileira, tanto no vestiário e dentro do campo. Era de uma marca que não é a mesma patrocinadora da seleção. Por isso, a federação internacional decidiu apurar o caso para saber se era marketing de emboscada.

"Com relação ao incidente com o Neymar, acreditamos que a exposição foi acidental e relembramos a CBF sobre o comentado acima (regras de marketing da Copa)", afirmou a Fifa, em comunicado ao blog.

A entidade explicou que reforça com cada seleção as obrigações de respeitar a "integridade comercial da Copa do Mundo da Fifa". Em seguida, o departamento de comunicação da federação internacional informou que confia que associações e seus jogadores colaborem e obedeçam as regras de marketing da entidade.

A Fifa não divulga o regulamento desta área de publicidade. Mas, pelas regras da Copa-2014, jogadores são proibidos de exibir marcas, slogans e mensagens políticas no campo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.