Topo

Rodrigo Mattos

'É a lesão mais dramática das Copas', diz médico da Fifa sobre Neymar

rodrigomattos

05/07/2014 19h38

A fratura na vértebra sofrida por Neymar no jogo contra a Colômbia é inédita e a contusão mais dramática ocorrida em Copas do Mundo. A afirmação é do belga Michel D'Hooghe, maior autoridade médica da Fifa.

"Nunca vi uma lesão como essa (vértebra) no futebol. Foi a contusão mais dramática que já vi em Copas do Mundo. Disse para colegas: é a imagem da Copa aquela dele deitado", afirmou o chefe do comitê médico da entidade ao blog. Ele está há 42 anos atuando em medicina em Mundiais.

Apesar de considerar muito grave a lesão, ele entende que o jogador vai se recuperar. Mas ficou chocado com a imagem dele saindo do campo. "É muito triste ver um jogador tão bom deitado em uma maca daquele jeito."

Segundo D'Hooghe, a imobilização de Neymar foi feita corretamente pelos médicos pelo que ele viu nas imagens do vídeo. Não seria necessário imobilizar seu pescoço porque a contusão foi em parte mais baixa do corpo do jogador.

"Os médicos tiveram o treinamento para imobilizações, tanto os que atendem no campo pela Fifa quanto os que atuam pelos times", disse ele. A Fifa vai receber um relatório da CBF com detalhes da contusão. É um procedimento padrão já que a federação internacional mantém um histórico de lesões.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.