Topo

Rodrigo Mattos

Fifa tem pressão médica e política por punição a Zuñiga no caso Neymar

rodrigomattos

06/07/2014 06h00

O Comitê Disciplinar da Fifa analisou imagens da entrada dura de Zuñiga sobre Neymar e deve definir em breve uma possível punição do colombiano. A decisão será tomada em um cenário de forte pressão por uma pena dentro da federação internacional, por motivos médicos e políticos.

A CBF faz carga por uma suspensão do lateral do time sul-americano. Uma pressão que começou com as críticas da comissão técnica à arbitragem no Mundial.

O departamento médico da Fifa ficou bastante impressionado com a gravidade da fratura na vértebra de Neymar, inédita em Mundiais. Não há interferência no comitê disciplinar, mas os médicos indicam as entradas faltosas que devem ser evitadas porque podem causar problemas mais sérios para os jogadores. Cotoveladas, por exemplo, são vetadas.

Agora, os médicos passaram a ter atenção com joelhadas. O blog apurou que há uma expectativa no departamento médico de que Zuñiga sofra uma punição dura para evitar novos lances como esse. Seria um exemplo.

O clima de pressão por punição aumenta quando o presidente da Fifa, Joseph Blatter, dá uma declaração lamentando a perda de uma das "estrelas" do Mundial com a lesão de Neymar. Dentro da entidade, foi percebida a comoção no país causada pela saída do jogador da Copa, capa de todos os jornais nacionais.

Sem uma punição, a entidade terá de explicar porque não foi tão dura quanto com o uruguaio Luis Suárez, que levou nove jogos. Outro sinal da preocupação da Fifa com o tema foi a celeridade para apurar o caso. Três horas depois da partida, a entidade já informava jornalistas que o lance seria analisado, rapidez parecida com a observada com o Uruguai.

O fato de Zuñiga não ter levado um cartão amarelo ajuda em uma possível punição, segundo um membro do comitê executivo da Fifa. E, como a Colômbia já está fora da Copa, uma pena sobre o jogador não teria tanto peso. O resultado dessa soma de pressões pode ser conhecido nos próximos dias.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.