Topo

Rodrigo Mattos

Fifa irrita-se com volta de acusado à Copa, e tenta isolar Blatter

rodrigomattos

08/07/2014 13h35

A Fifa e sua parceira comercial Match estão em crise por conta da investigação da polícia civil sobre a venda ilegal de ingressos da Copa-2014 que resultou na prisão de Ray Whelan, depois solto sob fiança. A entidade foi tomada de surpresa e ficou irritada com o anúncio da volta ao trabalho do executivo no Mundial após a detenção.

Ao mesmo tempo, a federação internacional tenta isolar o escândalo do presidente Joseph Blatter, cujo sobrinho Phillippe Blatter é um dos acionistas da Match Hospitality, uma das empresas do grupo.

Oficialmente, o discurso da Fifa é de que Ray Whelan é uma responsabilidade da Match e que apenas verificaria se ele estava credenciado para o Mundial. Mas, internamente, a entidade sabe que sua credibilidade foi afetada pelo escândalo.

Neste cenário, a Fifa entende que foge de qualquer bom senso a volta ao trabalho dele no Mundial enquanto ainda está em curso uma investigação da polícia. Haverá um questionamento à empresa em relação a essa medida, assim como em relação aos cerca de 80 ingressos que estavam em seu poder.

A federação internacional informou que Whelan era diretor de acomodação da Match Services, e não lidava diretamente com bilhetes. Por isso, a entidade vai pedir à polícia para ter acesso aos ingressos e saber qual a sua origem. O problema é que não há uma colaboração firme entre a Fifa e os policiais, com seguidas trocas de críticas entre as partes.

Em relação a Blatter, a estratégia da federação internacional é tentar minimizar o papel do sobrinho do dirigente Phillippe, que comanda a Infront, que detém 5% da Match Hospitality. A Infront ressalta não ter nenhuma relação com a Match Services, argumento usado pela Fifa para isolar o parente de seu presidente do escândalo.

O problema na política da Fifa é que até agora não foi tomada nenhuma medida forte para rever seu relacionamento com o grupo Match, que ganha concorrências na entidade há 20 anos e tem contratos até 2022 relacionados à parte de hospitalidade.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.