Topo

Rodrigo Mattos

Alemanha corre 47 km a mais do que Brasil na Copa

rodrigomattos

09/07/2014 06h00

Pelas estatísticas da Copa-2014, não é uma surpresa o domínio da Alemanha sobre o Brasil na semifinal da competição – claro, o placar elástico era imprevisível. O time germânico correu 47 km do que o brasileiro neste Mundial, e deu cerca de 1.200 passes a mais do que a equipe nacional.

Esse números mostram como a formação alemã estava mais preparada fisicamente, desenvolvia um futebol mais dinâmico e tinha maior controle da bola do que a seleção brasileira.

Até agora, a Alemanha correu 695,8 km no torneio, em um total de seis jogos, sendo que um deles com prorrogação. Isso significa média de 110 km por cada 90 minutos de partida.

Já o Brasil percorreu 648,7 km na Copa, com seis jogos, também com uma prorrogação. Conclusão: todos os jogadores nacionais somaram 103 km em média por partida.

E não foi uma correria à toa. No total, a Alemanha deu 3.421 passes no Mundial, contra apenas 2.249. Revela-se ai a diferença brutal entre os dois meios de campo, com Khedira, Schweinsteiger, Kroos e Özil de um lado, e Fernandinho, Luiz Gustavo e Oscar, do outro.

O número de lançamentos longos é até similar, lembrando que o Brasil costuma alongar bastante as bolas no Mundial. Mas há uma distância grande no número de passes médios, 2.302 alemães, contra 1.363 brasileiros.

Por incrível que pareça, os dois times até têm número de conclusões a gol parecidos, 67 do brasileiro, e 64 da Alemanha. Mas fica claro pelo que se viu no Mineirão quais são os arremates, de fato, mais perigosos e decisivos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.