Topo

Rodrigo Mattos

Na Copa, Müller é mais letal na conclusão do que Messi

rodrigomattos

13/07/2014 01h30

Pelo menos na Copa-2014, o alemão Thomas Müller é mais letal do que o argentino Lionel Messi nas conclusões a gol. É o que revela uma comparação dos números dos dois jogadores nas estatísticas da Fifa. No conjunto, a Alemanha leva larga vantagem em precisão em relação à Argentina.

Müller marcou cinco gols nesta Copa, em um total de 16 chutes. Ou seja, ele consegue um tento a cada 3,2 tentativas. Já Messi obteve quatro gols no campeonato, em 18 arremates. Sua média, portanto, é de um tento a cada 4,5 conclusões.

O alemão ainda atinge mais a direção do gol do que o argentino. No total, 62,2% de seus chutes vão dentro da meta, contra 55,5% do rival. É preciso lembrar que, com apenas 24 anos, Müller já soma dez gols em Mundiais, o dobro de Messi.

Coletivamente, a diferença da precisão é ainda maior. O time germânico faz um gol a cada 5,2 arremates, enquanto os argentinos precisam de 11,9 oportunidades para conseguir o mesmo. Isso explica o fato de os alemães terem mais do que o dobro de gols (17 contra 8), apesar de terem chutado um pouco menos do que os argentinos.

A Alemanha também exibe um futebol com bem mais posse de bola do que a Argentina. São 3.421 passes contra 2.928 – lembremos que a Argentina disputou duas prorrogações e os rivais, apenas uma.

Os dois times se equivalem em marcação, com 137 roubadas de bola, incluindo todos os tipos de jogadas de defesa. É por ai que a Argentina pode tentar equilibrar o jogo. Ou, então, Messi pode acrescentar seu elemento imprevisível para superar a precisão alemã.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.