Topo

Rodrigo Mattos

Escolha de Dunga gera resistência até entre aliados da CBF

rodrigomattos

21/07/2014 18h38

A escolha de Dunga para ser técnico da seleção brasileira gera resistência entre alguns presidentes de federações aliados da cúpula CBF. Mas há uma parte que gostou do nome. Os dirigentes não apitam nesta decisão.

Logo após a final da Copa-2014, Marco Polo Del Nero e Jose Maria Marin, vice e presidente da CBF, sinalizaram que poderiam contratar um treinador estrangeiro, mas desistiram da ideia rápido. Optaram pelo retorno de Dunga, que será anunciado nesta terça-feira, para trabalhar juntamente com o coordenador técnico Gilmar Rinaldi, de quem é amigo.

Seguindo a prática do antecessor Ricardo Teixeira, Del Nero e Marin não avisaram os presidentes de federações, nem os consultaram. Só que, entre os dirigentes, há uma corrente com pedidos por mudanças no futebol brasileiro.

Pelo menos dois desses cartolas manifestaram-se ao blog contrariados com o nome por entenderem que este não representa nenhuma renovação. Segundo eles, esse descontentamento se estende a outras federações estaduais.

O blog ouviu reivindicações de dirigentes das entidades estaduais por um maior desenvolvimento de projetos para a divisão de base no futebol brasileiro. Há uma expectativa de que a CBF atue de forma mais incisiva nesta área.

Mas, entre os cartolas, há quem defenda a escolha de Dunga baseado no seu bom desempenho em competições entre 2006 e 2010. Ele ganhou a Copa América e a Copa das Confederações.

Cartolas de federações terão a chance de ouvir as explicações da cúpula da CBF sobre a escolha do novo técnico na próxima segunda-feira, em reunião que inclui também clubes, para tratar da lei de responsabilidade fiscal. Dificilmente haverá questionados pesados à cúpula da confederação.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.