Topo

Rodrigo Mattos

'Fla mostra que quem apanha pode sair' diz sindicato sobre André Santos

rodrigomattos

22/07/2014 19h17

O Sindicato de Jogadores do Rio de Janeiro vai mandar uma carta de protesto ao Flamengo pela dispensa do lateral-esquerdo André Santos após ser agredido por torcedores. Na opinião do presidente da entidade, Alfredo Sampaio, que tem dado apoio ao atleta, a atitude do clube dá força para a torcida que bateu nele.

No domingo, após a goleada sofrida para o Internacional, André Santos foi agredido por torcedores na saída do Beira-Rio. Na terça-feira, ele anunciou que a diretoria tinha decidido dispensá-lo. O Flamengo diz que o contrato ainda não foi rescindido.

"Abre uma brecha para a torcida achar que define as coisas na força. Essa é a mensagem que fica. Vamos protestar e pedir cuidado para o clube", afirmou Sampaio. "O Flamengo demonstrou que qualquer um que apanha pode sair."

A carta estava sendo redigida pelo departamento jurídico da entidade, que também será colocado à disposição do jogador para processar o Flamengo se ele entender que houve constrangimento. "Claro que o clube tem direito de dispensar desde que pague a indenização."

A dispensa do jogador pegou o sindicato de surpresa porque havia uma reunião prevista no clube, na manhã de terça-feira, para discutir a segurança dele e dos outros jogadores. Na segunda-feira, a entidade já se encontrara com André Santos para lhe oferecer apoio.

Foram encaminhados ofícios para a secretaria de segurança do Rio de Janeiro e para a CBF para pedir maior proteção ao atleta. Já houve outros casos de jogadores que sofreram pressão física em 2014, como os corintianos que tiveram o centro de treinamento invadido por torcedores.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.