Topo

Rodrigo Mattos

Como no Brasil, Fifa já enfrenta ameaças políticas na Rússia-2018

rodrigomattos

27/07/2014 06h00

No Brasil, a Fifa viveu sob a constante ameaça de manifestações desde a Copa das Confederações, além de sofrer críticas da população. O Mundial foi tranquilo apesar das preocupações. Mas, a quatro anos da Copa-2018, a federação internacional já enfrenta sérios problemas políticos na Rússia.

Durante a semana, a federação internacional teve que soltar uma nota para reafirmar que não tira o torneio do país apesar dos confrontos na região da Ucrânia, que resultaram no abate de um avião. A entidade defendeu que o Mundial pode ser uma "força para o bem".

E outra grave ameaça é a questão do combate à discriminação na Rússia. O país tem uma lei que proíbe manifestações de "relações sexuais não tradicionais", o que serve para punir homossexuais. A força-tarefa da Fifa contra discriminação está bastante preocupada com essa legislação, e seus efeitos.

"A Rússia será muito mais desafiadora. A Rússia, sozinha, merece uma força-tarefa", explicou Jeffrey Webb, presidente da força tarefa da Fifa e membro do Comitê Executivo, ao blog durante o Mundial do Brasil.

"Nós vamos ter que conversar. Para nós, se trata de revisar a legislação e ver o que se encaixa na legislação da Fifa. Claramente, a Fifa tem um ponto muito forte contra discriminação, contra o que podem sofrer indivíduos. Vamos ver quais linhas se cruzam entre a legislação da Fifa e a deles (russos)."

O presidente da federação internacional, Joseph Blatter, já teve uma conversa inicial com o presidente Vladimir Putin sobre o assunto, segundo Webb. Fato: quem achava que os cartolas da Fifa teriam vida fácil após o Brasil, enganou-se.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.