Topo

Rodrigo Mattos

CBF dá prêmio a vergonhas de Flu e São Paulo em calendário absurdo

rodrigomattos

14/08/2014 06h00

Os vexames do Fluminense e do São Paulo na Copa do Brasil com eliminações para times da Série B expõem os regulamentos e o calendário bizarros elaborados pela CBF. Desclassificados, assim como o Internacional contra o Ceará, serão premiados com a disputa da Copa Sul-Americana. A vaga do time carioca depende da queda do Santos, nesta quinta-feira.

Em três partidas, as equipes grandes da Séria A tomaram 11 gols dos times da Série B, sendo que nos casos dos cariocas e paulistas, isso ocorreu em suas casas. Já a agremiação do Sul perdeu as duas partidas para o Ceará, líder da Segundona.

Pois bem, a CBF instituiu que, a partir de 2013, times eliminados da Copa do Brasil antes das oitavas de final teriam vaga na Copa do Sul-Americana. Isso gerou rumores de que equipes entregaram jogos da competição nacional no ano passado.

Após as derrotas de Flu e São Paulo, jogadores e técnicos foram questionados por jornalistas se preferiam disputar o campeonato local ou internacional. Todos refutaram ter facilitado o jogo, e disseram que queriam o título nacional. Não houve qualquer indício de que algum atleta não tenha se empenhado nas partidas, embora tenha havido poupados.

Mas só o fato de existirem questionamentos sobre a lisura de partidas já afeta a imagem da Copa do Brasil. Além de gerar situações bizarras como o Internacional festejar o início da campanha do bi da Sul-Americana logo após ser desclassificado.

Por quê foi criado esse sistema? Ora, a confederação insiste com um calendário inchado de jogos, com 19 datas para os Estaduais. Mais, é cúmplice dos interesses econômicos da Conmebol de ter uma competição no primeiro semestre, Libertadores, e outra no segundo, Copa Sul-Americana.

Em resumo, sem datas, os campeonatos sul-americanos são disputados nas mesmas datas da Copa do Brasil. Para poder incluir os times da Libertadores no torneio nacional, a CBF os tirou das fases iniciais. E os classificados da Copa Sul-Americanas são determinados porque quem cair no mata-mata brasileiro, respeitada a ordem da tabela do Brasileiro anterior.

Esse sistema não é visto em outros países. Na Europa, é o campeonato nacional que classifica para a Liga dos Campeões e para a Liga Europa. Quem chega na frente vai para a competição mais nobre, quem fica mais atrás entra na segunda em importância. Todos disputam o mata-mata nacional. Parece simples, e é. Mas a CBF complica para atender interesses de aliados, e arranha suas competições.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.