Topo

Rodrigo Mattos

Juízes vão avisar sobre irregularidade jogadores em campo, diz STJD

rodrigomattos

17/08/2014 06h00

Em meio à confusão nos campeonatos por irregularidades de jogadores, com falhas da CBF, uma nova medida deve ser tentada em conjunto entre a confederação e o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva): os árbitros devem ficar encarregados de avisar os clubes quem tem condições jogo e quem não tem. A informação é do presidente do tribunal, Caio Rocha.

"A própria CBF está tentando aprimorar seu sistema de cadastro: a tendência é o árbitro passar a avisar os clubes sobre a regularidade do atleta. Deve haver uma fase de teste, mas o árbitro poderia, no momento da partida, dizer quem pode jogar. Daria para fazer nas Séries A e B", afirmou Rocha.

Ele reconheceu que os problemas nas inscrições têm causado confusão nos campeonatos. Sua opinião é de que o objetivo deve ser evitar as infrações disciplinares para não haver interferência na tabela. Por isso, foi formada comissão conjunta entre a CBF e o STJD para tentar revisar todos os procedimentos de clubes e da confederação, e o sistema que determina quem está regular.

Mas são os clubes que têm a responsabilidade final no caso. E continuarão a ser punidos pelo STJD em caso de inscrição irregular mesmo que o cadastro não esteja funcionando corretamente.

Rocha defendeu os critérios de julgamento, e não vê contradição no fato de alguns clubes terem sido absolvidos, e outros perderem pontos após erros da CBF. O Criciúma, por exemplo, recuperou seus pontos, enquanto Portuguesa e Flamengo, não.

"São casos completamente diferentes. A Portuguesa alegou que não foi avisada e o advogado estava presente. O Flamengo foi uma questão de aplicação de penas em campeonato diferente. E o Criciúma foi comprovado que tentou obter de todas as formas as informações sobre a regularidade do atleta que tinha cumprido penas pelo Naviraiense. Ele não recebeu resposta da CBF", contou o presidente do STJD.

Resta saber se times como Flamengo e Portuguesa, em casos que a CBF não os avisou sobre irregularidade de atletas, pensam da mesma forma.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.