Topo

Rodrigo Mattos

Com medo, Bernard volta à Ucrância sem a família na véspera de convocação

rodrigomattos

18/08/2014 17h54

Apesar da guerra no país, o meia-atacante da seleção na Copa-2014 Bernard foi pegar o voo de volta para a Ucrânia, nesta segunda-feira, para se apresentar para o Shakthtar Donetsk. A informação é de pessoas ligadas ao jogador que confirmaram que ele já estava no aeroporto com destino ao leste europeu. Com medo dos confrontos, retorna sem sua família que morava com ele no país,  mas encerra disputa com o técnico Mircea Lucescu.

Há o desejo de Bernard, no entanto, de se transferir para outro clube, e seus representantes já ouviram sondagens. Só que ele não forçará a saída do time e cumprirá contrato a não ser que os ucranianos aceitem uma proposta para sua saída.

Na semana passada, Lucesco fez acusações ao brasileiro ao chamá-lo de jogador de twitter por não se apresentar na data combinada: 10 de agosto. Bernard soltou uma nota oficial  em que reconhecia seu atraso na apresentação e dizia estar com receio de retornar, mas prometia voltar em 18 de agosto. Manteve sua palavra.

O jogador brasileiro não poderá voltar para casa porque Donetsk, sede do clube, está no meio do confronto entre ucranianos e separatistas que pretende anexação à Rússia. Ficará em um hotel em Kiev, onde está hospedado o seu time, que treina e joga em cidade próxima.

Em Donetsk, a situação tinha ficado difícil até para locomoção dos jogadores que tinham de esperar horas para voltar para casa após treinos, viam barreiras militares, e tanques nas ruas. Por isso, o jogador não levará todos seus familiares de volta ao país.

Juntamente com Bernard, volta um primo e o empresário Adriano Spadoto, que cuida de seus negócios.  Seus pais e sua irmã, que viviam com ele em Donetsk, continuarão em Minas Gerais por conta dos medos de confrontos.

A volta do jogador à Ucrânia ocorre na véspera da primeira convocação da seleção pelo técnico Dunga. A princípio, não há relação entre os fatos visto que Bernard não mencionou o time brasileiro em conversa com pessoas próximas. Resta saber se o treinador levará em conta o fato de ele não estar treinando com o Shakthar desde a Copa-2014.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.