Topo

Rodrigo Mattos

Palmeiras ensaia ioiô inédito de time grande para Série B

rodrigomattos

18/08/2014 06h00

Com nove jogos sem vitória, o Palmeiras entrou na zona de rebaixamento do Brasileiro com a derrota para o São Paulo, e ocupa a 17a posição. Um levantamento do blog mostra que o time faz uma das piores campanhas entre aqueles que ascenderam da Série B. E, se acontecer o pior, a agremiação alviverde será a primeira grande a protagonizar um bate e volta entre divisões.

Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, foram 36 times que subiram para a Série A. Entre eles, apenas 10 caíram de volta logo no ano seguinte. Nenhum deles foi uma das 12 equipes mais tradicionais do Brasil. Houve caso de rebaixamento seguido com o Fluminense, ainda na década de 90, mas o clube não chegou a subir à primeira divisão no campo.

São os seguintes clubes que só disputaram um ano na divisão principal: Fortaleza, Brasiliense, Santa Cruz, América de Natal, Portuguesa, Ipatinga, Santo André, Guarani, América-MG e Sport.

O problema para o Palmeiras são os indicativos negativos da sua atual campanha, como a sequência de nove partidas sem ganhar. Pelo histórico, após a 15a rodada, entre os 36 times que vieram da Série B só seis tinham desempenhos piores do que o time alviverde.

A única equipe grande foi o Botafogo, em 2004, que tinha 13 pontos com 15 jogos. O time carioca brigou contra um segundo rebaixamento e a síndrome do bate e volta até as rodadas finais. Mas escapou.

Ironicamente, naquele ano, o Palmeiras também voltava à Série A, mas de uma forma bem mais digna que a atual. Ao final da 15a rodada, aquele time alviverde era o segundo do campeonato, com 27 pontos, quase o dobro do atual. A equipe acabou em quarto no campeonato.

Dificilmente a formação comandada por Ricardo Gareca vai atingir essa meta. O objetivo deve ser evitar o bate e volta inédito de um clube grande.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.