'Mundial' do Palmeiras não terá troféu ou certificado: só carta da Fifa
A Fifa reconheceu a abrangência mundial do título da Copa Rio conquistada pelo Palmeiras em 1951, mas não deve dar nenhum prêmio ou documento de certificado ao clube. O protocolo se limitará a uma carta mandada para o clube e para a CBF
"Na sequência da decisão do Comitê Executivo no dia 7 de junho de 2014, uma carta foi enviada para a CBF e para os clubes respectivos. Não há planos de entregar nenhum troféu a mais ou um documento", afirmou a assessoria da Fifa ao blog.
Portanto, se a diretoria quiser comemorar a conquista na festa do centenário, no dia 26, só poderá usar a carta além, óbvio, da própria taça da competição. A assessoria do Palmeiras não confirmou ao blog se já recebeu o documento da entidade.
O procedimento é parecido com o tratamento dado pela Fifa ao Mundial Interclubes, que a entidade reconhece como título de abrangência planetária sem conceder distinção ou honraria. Assim, diferencia os do seu campeonato mundial, inciado em 2000.
Também não há planos da Fifa de estender o reconhecimento a outras competições, o que pode brecar a intenção do Fluminense de obter chancela igual para a Copa Rio-2012. "(A decisão) não se refere a outras competições", pontuou a assessoria da Fifa, que continua a errar o nome do time alviverde em seus e.mails, chamando o de Palmeiras Futebol Clube.
O Comitê Executivo da Fifa analisou a validade da Copa Rio a partir de requisição do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante a realização da Copa-2014 em que a entidade mantinha boa relação com o governo. O político é palmeirense fanático, assim como o membro do comitê Marco Polo Del Nero é conselheiro do clube. Anteriormente, ao analisar dossiê mandado pelo clube, a federação internacional não dera nenhum reconhecimento ao título.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.