Topo

Rodrigo Mattos

PT encaminha suspensão de vereador acusado de assassinar palmeirense

rodrigomattos

21/08/2014 17h55

O PT já encaminhou a suspensão do vereador em Francisco Rocha Raimundo Faustino, membro da Gaviões da Fiel, pela acusação de homicídio de um torcedor do Palmeiras Gilberto Torres Pereira. Com isso, ele deve perder a candidatura para deputado estadual, apesar de ainda ser ficha limpa, já que ficaria sem a filiação.

A polícia civil já pediu a prisão de Faustino, conhecido como Capá, pelo envolvimento no espancamento do palmeirense. Não é a primeira vez que o vereador se envolve em briga de torcida – esteve no confronto entre vascaíinos e corintianos, em 2013.

Nesta quinta-feira, houve uma reunião de comissão do PT para discutir a situação do vereador e a recomendação é de que ele fosse suspenso. Para se concretizar a medida, é necessária a aprovação pela comissão executiva, que se reunirá na próxima segunda-feira para decidir o caso.

Essa será a única forma de derrubar a candidatura de Faustino porque, pelas regras eleitorais, ele continua a ser ficha limpa apesar da acusação. Só é impedido de se candidatar aquele que tem processo transitado em julgado (sentença do juiz com condenação) para determinados crimes.

Além de Faustino, devem ser suspensos Leonardo Gomes dos Santos e Gentil Chaves Siani, membros do partido que também estiveram envolvidos na briga.

"O PT-SP reitera seu repúdio a qualquer ato de violência, lastima profundamente pela morte do jovem vítima desta briga e transmite suas condolências aos seus familiares", afirmou nota do PT.

A Câmara de Vereadores de Francisco Mourato também pediu explicações a Faustino sobre o caso em um ofício enviado ao seu gabinete. A informação é do gabinete da presidência da Câmara. Mas vai depender de sua resposta se haverá uma sindicância contra Faustino, que tem a candidatura apoiada pela Gaviões.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.