Topo

Rodrigo Mattos

Com quarteto, São Paulo turbina gols e dá lição ofensiva no Corinthians

rodrigomattos

25/08/2014 06h00

Com o quarteto ofensivo, o São Paulo turbinou seu ataque e conseguiu 100% de aproveitamento em quatro jogos. Assim,  ultrapassou o rival Corinthians na segunda posição no Brasileiro. É uma verdadeira lição do time de Muricy Ramalho no de Mano Manezes, que prioriza o jogo defensivo neste campeonato.

Apenas nos últimos quatro jogos o São Paulo pôde escalar o seu quarteto de jogadores ofensivos, Kaká, Ganso, Alan Kardec e Pato. Ganhou todas as partidas, e marcou oito gols. Com essa formação, a média é de dois por partida, igual a do Cruzeiro.

Em partidas anteriores, quando não contava com todas as estrelas juntas, o time são-paulino tinha média de 1,23 gol por partida. Ou seja, aumentou em 62% o seu desempenho ofensivo com quatro atletas de talento à frente.

Foi justamente nesta arrancada que o São Paulo ultrapassou o Corinthians ao final da 17a rodada, e assumiu a vice-liderança. Pois bem, o time corintiano tem apostado em uma estratégia oposta para tentar se manter na perseguição ao líder Cruzeiro.

Nos últimos quatro jogos até que o time alvinegro foi ofensivo com oito gols, igual ao São Paulo, mas isso se deve à goleada de cinco gols sobre o Goiás no meio de semana. Só que, no Brasileiro, a equipe tem apenas uma média de 1,35 gol, bem inferior ao 1,65 do rival da capital. Em compensação, tem a melhor defesa com 11 gols sofridos.

O histórico do Nacional mostra que é possível ganhar o título com o melhor ataque ou com a defesa menos vazada, ou ambos. Derrubar o Cruzeiro será difícil tanto para são-paulinos quanto para corintianos com a vantagem de sete pontos na liderança. Mas é certo que a estratégia ofensiva do time do Morumbi mostra-se mais eficiente, no momento, do que a do Corinthians.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.