Topo

Rodrigo Mattos

Governo prepara pacote contra aumento de violência de torcidas

rodrigomattos

31/08/2014 06h00

O Ministério do Esporte constatou um aumento da violência de torcedores de futebol e prepara um pacote de medidas para tentar conter o problema. Um levantamento do blog mostra que pelo menos 14 torcidas de times da Série A se envolveram em brigas em 2014, com dois mortos só em confrontos em São Paulo.

É uma escalada de casos violentos que vem desde o ano passado. É só lembrar as brigas generalizadas dentro de estádios no Nacional-2013, sendo a principal delas entre Atlético-PR e Vasco na rodada final. Pesquisa do blog em outubro mostrava que 17 torcidas tinham se envolvido em confusões no campeonato.

Nesta temporada, os confrontos tiveram características diferentes: os mais violentos ocorreram nas ruas, longe dos estádios, e houve vários casos de ataques a jogadores. Exemplos de que os atletas voltaram a virar alvo foram a invasão do CT do Corinthians por organizadas, o ataque a André Santos por rubro-negros e aos atletas do Fluminense por torcedores de seu time.

"Nos preocupam muito esses atos praticados em nome do futebol, ou de quem tem ligação com o futebol", afirmou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, ao blog. Ele informou que vão ser anunciadas medidas pelo Ministério do Esporte em relação ao tema, sem querer revelá-las.

Mas é certo que não será uma nova legislação até porque dentro do ministério há o entendimento de que já existem medidas punitivas previstas na lei para torcedores baderneiros. O novo plano vai se concentrar em formas de impor o cumprimento das normas vigentes. "Precisamos garantir que as normativas existentes atuais do futebol sejam cumpridas", explicou Fernandes.

Os dois casos mais graves de violência em São Paulo foram as mortes de um palmeirense em confronto com corintianos, neste mês, e de um santista em briga com são-paulinos, em fevereiro. Organizadas dos quatro grandes de São Paulo já se envolveram em agressões em 2014.

Além dos quatro grandes paulistas, torcidas do Fluminense, Flamengo e Botafogo, entre os cariocas, protagonizaram confusões. Os rubro-negros brigaram no Pacaembu, entre eles mesmos, já os tricolores fizeram protesto agressivo contra os jogadores do time.

No Sul, os gremistas protagonizaram vários problemas, além dos atos racistas e objetos arremessados na quinta-feira, diante do Santos. Houve uma briga generalizada na Arena durante a Libertadores. E os colorados invadiram um posto de gasolina, onde brigaram.

Um confronto entre torcedores do Bahia e Vitória acabou com três esfaqueados. E organizadas do Sport brigaram entre si em jogo fora de casa. Torcedores do Coritiba e Goiás também se envolveram em confrontos. Fora isso, da Série B, um torcedor do Santa Cruz matou um rival com o arremesso de uma privada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.