Topo

Rodrigo Mattos

Gareca sai como técnico com 2o pior desempenho do Brasileiro

rodrigomattos

01/09/2014 06h00

Considerado uma solução inovadora, o argentino Ricardo Gareca, demitido do Palmeiras nesta segunda-feira, sai com o 2o pior desempenho entre os técnicos do Brasileiro. É o que revela um levantamento do blog em cima do rendimento de todos os treinadores do Nacional, considerados os que tiveram pelo menos cinco jogos. Vanderlei Luxemburgo é quem tem o o melhor percentual de pontos obtidos no campeonato.

Ironicamente, quando Gareca fechou com o Palmeiras, sua contratação foi considerada pela maior parte da crônica esportiva uma inovação dentro do cenário do futebol brasileiro. Em contrapartida, o treinador rubro-negro foi visto como uma solução ultrapassada por boa parte dos jornalistas, inclusive por este blog.

Mas contra números não há argumentos. O ex-técnico palmeirense conseguiu 14,8% dos pontos disputados desde a Copa-2014. Sua campanha tem sete derrotas, um empate e uma vitória. Só está acima de Gilmar Del Pozzo (Chapecoense), que obteve apenas 11,1% dos pontos em seis jogos e foi demitido na sexta rodada.

Está colado neles Ney Franco (Flamengo e Vitória) com aproveitamento de 22,2% dos pontos obtidos. Não por acaso Ney Franco deixou a equipe carioca na lanterna, e agora ocupa a última posição com o time baiano.

Pior do que eles, só Vinícius Eutrópio e Caio Junior, que não ganharam nenhum ponto. Mas eles só dirigiram o Figueirense e o Criciúma, respectivamente, por apenas duas partidas.

No Flamengo, Luxemburgo somou seis vitórias em sete jogos, com um aproveitamento de 85,7% dos pontos. Ele supera, no momento, até Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, com 78% dos pontos. Tanto que tirou o time da lanterna para a nona posição no Brasileiro.

Veja abaixo a lista dos 5 piores técnicos do Nacional, seus aproveitamentos e número de jogos:

Gilmar Del Pozzo (Chapecoense) – 11,1% – 6 jogos

Ricardo Gareca (Palmeiras) – 14,8% – 9 jogos

Ney Franco (Vitória e Flamengo) – 22,2% – 12 jogos

Marquinhos Santos (Bahia e Coritiba) – 25,6% – 13 jogos

Guto Ferreira (Figueirense) – 25,9% – 9 jogos

Veja abaixo a lista dos 5 melhores técnicos, seus aproveitamentos e número de jogos:

Vanderlei Luxemburgo (Flamengo) – 85,7% – 7 jogos

Marcelo Oliveira (Cruzeiro) – 77,8% – 18 jogos

Argel Fucks (Figueirense) – 66,7% – 7 jogos

Abel Braga (Internacional) – 63% – 18 jogos

Muricy Ramalho (São Paulo) – 61,1% – 18 jogos

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.