Topo

Rodrigo Mattos

Após Copa, Felipão tem rendimento de campeão e leva Grêmio ao G4

rodrigomattos

10/09/2014 21h42

Após o fiasco na Copa-2014, o técnico Luiz Felipe Scolari assumiu o Grêmio sob desconfiança. Mas, após sete partidas, acumulou 71% dos pontos disputados, um aproveitamento de time campeão do Brasileiro, e chegou ao G4 de forma temporária. O time está longe de ser brilhante só que o estilo pragmático do treinador tem funcionado como diante do Atlético-PR.

Nesta quarta-feira, a equipe gaúcha conseguiu a vitória sobre os paranaense aos 47 min com belo gol de Barcos. Ressalte-se que o Grêmio não jogou bem, exibiu bastante dificuldade para chegar ao gol adversário e permitiu contra-ataques. A torcida chegou a ficar impaciente com os erros.

A vitória gremista foi suficiente, no entanto, para ultrapassar o Corinthians e entrar no G4, grupo da Libertadores. Lembre-se que o time alvinegro joga, nesta quinta-feira, diante do Atlético-MG, e pode recuperar sua posição.

Fato é que Felipão tem cinco vitórias em sete partidas em sua trajetória – são quatro triunfos seguidos. Ganha no sufoco na maioria das vezes já que marcou apenas sete gols, média de um por partida. A defesa tornou-se sólida com só quatro tentos sofridos.

Na estreia no Grenal, o time de Felipão foi mal, com um excesso de faltas e anti-jogo que caracterizavam o estilo do treinador. Pouco apresentou no ataque fora uma ou outra bola ocasional. Só que houve uma evolução.

Diante do Corinthians, viu o rival ter mais posse de bola, mas soube marcar e aproveitar as falhas do rival. Contra o Flamengo, atuando no contra-ataque fora de casa, dominou o primeiro tempo com marcação sólida ocupando espaços, e também conseguiu um gol no final com Luan.

Uma característica do novo time de Felipão é o aproveitamento de jogadores jovens, como Wallace, Luan e Matheus Biteco. Potencial estrela, Giuliano está mal e tem sido vaiado. O jogo gira em torno de Barcos, artilheiro do time com nove gols. Funcionou no minuto final na Arena Grêmio. Sem apagão.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.