Topo

Rodrigo Mattos

CBF ignora pedidos de Corinthians e Cruzeiro de não convocar atletas

rodrigomattos

17/09/2014 11h49

Ao convocar quatro jogadores de Corinthians e Cruzeiro, o técnico Dunga ignorou duas cartas com pedidos dos dois clubes para que seus jogadores não fossem convocados para os próximos jogos coincidentes com datas do Brasileiro. Isso contraria o discurso do treinador que, durante a entrevista, chegou a dizer que respeitaria reivindicações de times para excluir atletas.

Na lista, estão os corintianos Gil e Elias e os cruzeirenses Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart. Eles ficarão de fora de dois jogos do Brasileiro, e um da Copa do Brasil. E ainda chegam em cima para confronto entre as duas equipes.

"Mandamos a carta pedindo para que não fossem convocados. Foi protocolado na federação mineira na semana passada. Não recebemos resposta", afirmou o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa. "Sei que o Corinthians também mandou porque conversamos e vimos a carta deles." Barbosa lembrou que a situação é complicada porque o Cruzeiro ficará sem ter os atletas por dez dias.

O Corinthians confirmou que foi enviada uma carta para reivindicar que seus atletas não fossem convocados desta vez por Dunga. Mas tinha poucas esperanças de ser atendido. Isso porque a CBF argumentou que não poderia poupar um clube, e convocar de outros.

Impressionante é que, durante a entrevista coletiva, Dunga afirmou que qualquer um poderia pedir para não ter jogador convocado, e seria atendido. "Dentro do futebol e da CBF, temos grande liberdade e democracia: quem não quiser que os jogadores não sejam convocados, manda uma carta dizendo isso. E nós atendemos ao pedido. Acredito que ninguém fará isso", disse ele.

O entendimento dentro dos clubes é que, com isso, o treinador disse que não chamaria mais nenhum atleta dos clubes que mandassem as cartas. Isso colocaria os dirigentes em situação desconfortável de prejudicar a carreira de seus jogadores.

Pois bem, houve duas cartas que foram ignoradas pela confederação. No final, o presidente da CBF, José Maria Marin, disse que conta com a compreensão dos clubes e agradeceu pela colaboração com os atletas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.