Topo

Rodrigo Mattos

Em belo clássico, Corinthians vira nos pés de Guerrero

rodrigomattos

21/09/2014 17h55

A primeira visita do São Paulo ao Itaquerão tornou-se o melhor clássico paulista neste Brasileiro. Foi um jogo imprevisível desde o início, com pênaltis, expulsões, cinco gols e uma virada. Saiu vitorioso o time da casa por conta de sua melhor atuação, e de uma participação excelente de Guerrero, envolvido em todos os tentos.

Houve surpresas já nas escalações dos times com Danilo pelo lado corintiano, e Luis Fabiano pelo são-paulino. O técnico Mano Menezes acertou pois Danilo, ressurgido das cinzas, teve boa atuação no segundo tempo, após o primeiro tempo fraco. Já o centroavante esteve desaparecido e saiu no intervalo.

O início de jogo tinha bons duelos táticos e técnicos. A partida esteve concentrada pelo lado direito da defesa do Corinthians e esquerdo do ataque do São Paulo, onde havia até três jogadores de cada time. O problema é que o alvinegro tem ali Fagner, seu pior jogador.

Foi neste setor que Alan Kardec sofreu falta para Kaká cobrar no meio da área e encontrar Souza, que abriu o placar ainda cedo. Falha da defesa corintiana por tentar marcar em linha.

Do lado corintiano, Guerrero fazia boa partida e levou vantagem sobre Antônio Carlos para dar belo passe para Malcom. Ele perdeu o gol, mas foi salvo por um toque na mão do zagueiro são-paulino. Pelo novo critério da Fifa, imposto pela CBF, foi pênalti bem marcado visto que ele abriu os braços ainda que o toque seja involuntário. Fabio Santos fez o gol.

Quase no final do primeiro tempo, de novo, Kaká cruzou e Édson Silva chegou para bater de primeira e dar nova vantagem ao time. Com a derrota parcial do Cruzeiro, naquele momento, a diferença de pontos caia para quatro pontos e o Brasileiro sobrevivia.

Só que, após o intervalo, o Corinthians voltou melhor, mais presente no campo de ataque. E foi assim que conseguiu novo pênalti. Guerrero arrancou, após passe de Malcom, e sofreu o carrinho de Alvaro Pereira na área. Fábio Santos teve calma para fazer o segundo. Com a expulsão do uruguaio, que impediu um avanço claro para o gol, o jogo se abria para os corintianos.

E chegou a vez de Guerrero fazer o seu gol. Ele tabelou com Danilo, entrou na área e tocou com facilidade para fazer o gol da virada. A expulsão de Fábio Santos até levou o São Paulo mais para frente, mas já não tinha forças. Mais inteiro, foi o Corinthians que quase fez o quarto.

O jogo foi tão surpreendente, de forma positiva, que até a arbitragem acertou nos lances capitais. E, como resultado final, manteve a vantagem cruzeirense na liderança do Brasileiro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.