Topo

Rodrigo Mattos

Palmeiras tem o seu pior saldo de gols no Brasileiro de pontos corridos

rodrigomattos

22/09/2014 06h00

Nunca na história dos pontos corridos o Palmeiras teve um saldo de gols tão ruim quanto nesta edição de 2014. Essa foi a consequência da goleada sofrida para o Goiás por seis. O time tem o seu pior ataque até a 23a rodada, e a segunda defesa mais vazada. Com isso, soma 18 tentos negativos no Nacional.

Em nenhuma das 11 edições anteriores do campeonato, o time alviverde teve uma relação tão desfavorável entre ataque e defesa. Quando foi rebaixado, em 2012, a equipe tinha nove gols negativos até este estágio. Em outro ano em que caiu, em 2002, esse número era de menos 11.

Em relação à pontuação, o Palmeiras atual ainda tem dois pontos a mais do que nas campanhas dos rebaixamentos, com 22 contra 20 naquelas ocasiões. Mas, desta vez, ocupa a lanterna do Brasileiro.

A questão é que a luta contra o rebaixamento em 2014 está especialmente acirrada. O Figueirense, 13o colocado, tem apenas 26 pontos, três a mais do que o Coritiba, melhor posicionado entre os que estão na zona de degola.

Por isso, terá peso o saldo de gols, segundo critério depois do número de vitórias. E a diferença significativa de gols negativos palmeirense explica-se porque o Palmeiras tem a pior defesa do campeonato, e a segunda mais vazada de sua história nos pontos corridos, com 36 tentos sofridos. Em 2006, foram 40 tomados até este estágio, e, em 2005, 36.

E esse ataque palmeirense é o que menos marcou gols em um Nacional até a 23a rodada, com apenas 18 assinalados. Só não é o pior ataque do Brasileiro porque o Figueirense tem 17. Com esses números, o time volta à lanterna, posição que, quando ocupa, costuma acabar rebaixado.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.