Topo

Rodrigo Mattos

Times do Rio-SP tomam surra de gaúchos e mineiros, e têm 2o ano ruim

rodrigomattos

29/09/2014 06h00

Os times do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais têm superado com larga vantagem as equipes do eixo Rio-São Paulo neste Brasileiro. Uma demonstração disso é que, ao final da 25a rodada, apenas o São Paulo dos dois Estados mais tradicionais no futebol está no G4 no Nacional, com três clubes dos outros dois Estados nesta zona.

Esse cenário desenhava-se antes do campeonato quando times de Minas e do Sul se destacavam, enquanto paulistas e cariocas penavam. São Paulo, Corinthians e Fluminense ensaiaram contrariar o prognóstico, mas perderam força nas últimas rodadas. Enquanto isso, Grêmio e Atlético-MG cresceram.

O aproveitamento dos quatro times do Sul e Minas -Cruzeiro, Inter, Galo e Grêmio- é de 62% dos pontos obtidos do total disputado. Já as sete equipes do Rio-SP – São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense – conseguiram em média só 43,1% dos pontos, com um deles na zona de rebaixamento.

Já é o segundo Brasileiro seguido que os times do dois Estados não apresentam um desempenho de acordo com o seu poderio econômico. Em 2013, houve apenas uma equipe do Rio-SP que se classificou à Libertadores pelo Nacional.

Para se ter uma ideia, até 2012, o eixo sempre teve pelo menos dois classificados para o principal torneio sul-americano desde 2003 quando se iniciou a era dos pontos corridos. Mas não foi o que ocorreu no ano passado, e não é o cenário desenhado para esta temporada.

Ressalte-se que isso ocorreu com a queda de rendimento de São Paulo e Corinthians. Após bater o Cruzeiro, e entrar na briga pelo título, o time são paulino obteve apenas um em 12 pontos. Já a equipe corintiana perdeu três em cinco partidas.

Enquanto isso, o Grêmio teve duas vitórias e três empates, nos últimos cinco jogos. O Atlético-MG ganhou as quatro últimas partidas disputadas. Mais uma vez, dinheiro não traz felicidade no Brasileiro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.