Topo

Rodrigo Mattos

Copa do Brasil tem média de gols 23% superior ao Brasileiro

rodrigomattos

02/10/2014 06h00

A Copa do Brasil tem uma média de gols 23% superior ao Brasileiro nesta temporada. Até agora foram 2,71 por jogo, contra 2,21 do Nacional. Ressalte-se que, na rodada desta quarta-feira, a primeira das quartas-de-final, caiu o número de tentos em relação ao restante da competição de mata-mata.

No total, a Copa do Brasil teve 399 gols, em 147 partidas. Nesta quarta-feira, foram nove gols em quatro jogos, sendo cinco deles entre Santos e Botafogo. Assim, a média dessa rodada foi de 2,25, próxima do Nacional.

O Brasileiro já tem 552 gols, em 250 jogos. É o pior Nacional de pontos corridos em média de tentos até agora. Essa é a principal explicação para vantagem de gols da Copa do Brasil em relação ao Brasileiro. Não há relação com o formato das competições, mata-mata e pontos corridos.

Até porque o histórico do Nacional mostra que, quando foi adotada fórmula de todos contra todos, manteve-se uma média ofensiva similar a de edições anteriores. A queda no número de tentos só começou a ocorrer, de fato, a partir do campeonato de 2010.

Um exemplo da diferença de rendimento dos ataques nas duas competições é o Corinthians. Na Copa do Brasil, tem média de 1,83 tento por partida, contra 1,16 no Nacional. Claro, o time alvinegro teve confrontos contra times mais fracos, como Bahia de Feira de Santana, Nacional e Bragantino. Mas também pegou duas equipes de Série A, Atlético-MG e Bahia, e fez cinco gols.

Se há times mais fracos na competição de mata-mata, eles também se enfrentaram entre si, o que gera confrontos mais equilibrados. Na quartas-de-final da Copa do Brasil, há seis times da Série A, e dois da Série B. Veremos se cairá, de fato, a média de gols nos próximos jogos.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.