Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians sofre a sua maior virada na Copa do Brasil

rodrigomattos

16/10/2014 06h00

Não foi a primeira vez que o Corinthians tomou uma goleada na Copa do Brasil. Não foi inédita a eliminação na competição após ter vantagem de dois gols da primeira partida. Mas a derrota para o Atlético-MG foi a maior virada sofrida pelo time paulista em 26 anos de história na competição, a qual já ganhou três vezes.

O blog pesquisou os resultados corintianos desde 1989, início do atual formato da competição. Neste período, foram apenas três ocasiões em que a equipe paulista ganhou por dois gols na primeira partida, mas acabou eliminada.

A primeira delas foi diante do Flamengo, na estreia da competição: o time fez 4 a 2 em São Paulo, mas sofreu um 2 a 0 no jogo no Rio. Em resumo, foi eliminado pelo gol diferenciado nas quartas-de-final.

Na segunda ocasião, o Corinthians bateu o Figueirense por 2 a 0 na primeira perna das oitavas de final de 2005, e levou o mesmo placar na partida de volta. A equipe catarinense conquistou a vaga nos pênaltis.

Mais recentemente, e mais traumático, o time paulista ganhou do Sport por 3 a 1 na final de 2008, no Morumbi. Só que, na Ilha do Retiro, tomou 2 a 0 e perdeu o título pelo gol sofrido em casa. Em todas essas ocasiões, no entanto, os corintianos só ficaram sem a vaga ou a taça nos penais ou pelo gol diferenciado.

Não foi o que ocorreu em Minas Gerais quando o Atlético-MG enfiou 4 a 1 para compensar a derrota sofrida no Itaquerão por 2 a 0. O time mineiro teve de marcar mais gols do que o rival paulista na soma das partidas porque não fizera nenhum fora de casa.

Esse tipo de goleada, aliás, o Corintihans só sofreu na Copa do Brasil em 1992 e em 1996. No primeiro ano, foi o Inter que bateu o time corintiano por 4 a 0 no Pacaembu, mas isso ocorreu no jogo de ida. E, no segundo ano, o Cruzeiro repetiu o placar em partida em Minas Gerais, transformando praticamente em amistoso o jogo da volta em São Paulo.

Esses números mostram a dimensão da virada do Galo sobre o Corinthians. Houve reviravoltas assim nesta Copa do Brasil, protagonizadas pelo Flamengo e América-RN diante de Coritiba e Fluminense. Mas eram confrontos de tamanhos menores do que o clássico entre os alvinegros de Minas e de São Paulo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.