Topo

Rodrigo Mattos

Com Cruzeiro disparado, Brasileiro tem rara briga de sete grandes por G4

rodrigomattos

20/10/2014 06h00

A nove rodadas do final, o Brasileiro-2014 tem uma briga rara de sete times grandes por três vagas na Libertadores. Essa disputa é uma das mais acirradas da história do Nacional, principalmente depois que cinco dessas equipes venceram no final de semana. Apenas cinco pontos separam o quarto colocado (Atlético-MG) do oitavo (Fluminense). Só o Cruzeiro tem a vaga praticamente garantida.

Fora esses dois, estão na disputa pelo torneio sul-americano São Paulo, Inter, Corinthians, Grêmio e Santos. Na rodada do final de semana, o trio paulista venceu seus jogos, assim como atleticanos e tricolores cariocas. Gremistas empataram, e os colorados perderam para os corintianos. Os cruzeirenses bateram o Vitória no finalzinho.

Uma pesquisa em todos os Brasileiros de pontos corridos mostra que apenas em três edições houve disputas emocionantes como essa pela Libertadores: 2010, 2009 e 2004. Destas, só nas duas mais recentes havia sete times grandes envolvidos, com outra equipe média na disputa.

Além disso, essa é uma das edições em que a faixa de pontos para garantir uma vaga na Libertadores está mais alta. Quarto colocado, o Atlético-MG tem 50 pontos. O único Nacional que teve um G-4 com pontuação tão alta neste estágio foi em 2008.

Com 59 pontos, o Cruzeiro está praticamente garantido na Libertadores, pois precisa de três ou quatro pontos para atingir o patamar histórico que dá vaga na competição. Além disso, tem nove pontos acima do último do G-4, o Galo. Por isso, considera-se que ele está fora da briga do torneio continental.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.