Topo

Rodrigo Mattos

Líder, Cruzeiro joga mais vezes em 2014 e sente desgaste na temporada

rodrigomattos

02/11/2014 06h00

Em queda de rendimento no segundo turno do Brasileiro, o Cruzeiro enfrenta uma temporada bem mais desgastante em 2014 do que no ano passado. Jogou muito mais vezes, teve calendário mais apertado e ainda perdeu jogadores para a seleção brasileira. Em comparação, chega à partida com o Botafogo com mais confrontos na temporada do que o São Paulo, seu rival pela liderança.

Ao final de outubro em 2013, o time mineiro tinha atuado apenas 52 vezes. Explica-se: a equipe não disputara a Libertadores, fora eliminada nas oitavas de final da Copa do Brasil e também ficou fora da Sul-Americana.

Agora, o Cruzeiro soma 61 partidas na temporada. Em resumo: chegou às quartas-de-final da principal sul-americana e está na semifinal da Copa do Brasil. Ou seja, isso representa um aumento de 17% nas vezes que entrou em campo. O São Paulo, que está a cinco pontos do líder, tem 58 jogos no ano.

"Esse problema do calendário todos sofrem. Temos o elenco bom, mas chega uma hora que fica complicado", explicou o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa. "Mais do que a questão do número de jogos, o que apertou neste ano foi a Copa. Começou a juntar muitos jogos decisivos. E isso gera um desgaste físico e psicológico."

Outra questão levantada por Barbosa é a perda de jogadores para a seleção brasileira em datas Fifa, o que foi evitado nos dois últimos amistosos. Há dois problemas: o desfalque e a necessidade de o jogador fazer longas viagens como ir à China, com adaptações a fuso horário e voos exaustivos.

Não há um levantamento dentro do Cruzeiro para saber se aumentou o número de contusões nesta temporada. Só identifica-se que há uma grande rodízio no time. "Muitas vezes é por necessidade (física)", explicou Barbosa.

Fato é que o time fez um primeiro turno brilhante no Brasileiro, com 43 pontos. Agora, soma 18 pontos em 12 partidas, isto é, apenas 50% de rendimento. Mais desgastado, o Cruzeiro tem campanha inferior ao ano passado quando obtivera 65 pontos até a 31a rodada do campeonato.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.