Topo

Rodrigo Mattos

Copa-2022 opõe grandes times europeus e jejum muçulmano. Entenda

rodrigomattos

03/11/2014 11h57

Diante da possibilidade de disputar a Copa-2022 no extremo calor, a Fifa teve uma reunião entre representantes de clubes e organizadores do Mundial do Qatar para discutir uma nova data para a competição que seria no meio do ano. No encontro, representantes dos grandes times e ligas europeias requisitaram que o campeonato fosse transferido para abril e maio, além de maio e junho. Mas a Fifa indicou que rejeitará com a alegação de que coincidiria com o Ramadã, jejum muçulmano, o que afetaria a organização.

Assim, surgem duas possibilidades de datas para a Copa do Qatar: novembro e dezembro de 2022 ou janeiro e fevereiro de 2022. Ou seja, o Mundial seria antecipado ou adiado em relação ao meio do ano. Em junho e julho, o país árabe tem temperaturas que atingem até 50o, o que levou a federação internacional a discutir a modificação.

Juntamente com essa questão, será decidido todo o calendário internacional do futebol de 2018 e 2024. Em Zurique, na Suíça, a ECA (Associação de Clubes Europeus), que reúne todos os grandes do continente como Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique, e a EPFL (associação das principais ligas) requisitaram a transferência do torneio para abril e maio ou em maio e junho. Essa segundo possibilidade não mudaria quase nada em relação ao problema do calor.

O objetivo da proposta era que tivesse o menor impacto possível no calendário de jogos dos grandes times europeus. Uma Copa no inverno quebrará suas competições como a Liga dos Campeões, o Espanhol e o Inglês no meio como ocorre todos os anos com a América do Sul.

O chefe do departamento médico da Fifa, Jiří Dvořák, apresentou um relatório em que expressava preocupação de saúde se o torneio fosse realizado entre maio e setembro no Qatar por causa do calor. Detalhe: esse tipo de informação foi ignorada pela cúpula da Fifa quando aprovou uma Copa no país no meio do ano.

Mais: o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, alegou que o Ramanã, mês de jejum da religião islâmica, começa em dois de abril. Assim, haveria impacto na preparação de jogadores e na própria organização da Copa sediada em um país árabe, segundo o dirigente.

"Nós estamos chegando próximos de fechar as opções de datas para janeiro e fevereiro ou novembro e dezembro de 2022, mas a Fifa foi requisitada que considerasse maio de 2022", afirmou Valcke.  O chefe do comitê organizador do Qatar-2022, Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, também indicou ser mais provável a realização da Copa no inverno.

Um novo encontro vai ocorrer no início de 2015. Mas ainda não há uma data pra definição da questão.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.