Topo

Rodrigo Mattos

Pernambucano faz gambiarra e fura pré-temporada da CBF

rodrigomattos

04/11/2014 14h53

O Campeonato Pernambucano terá jogos durante os meses de janeiro, período que a CBF marca a pré-temporada, e dezembro, em que serão as férias coletivas dos jogadores. Para isso, a federação local excluiu da primeira fase Náutico, Sport, Salgueiro e Santa Cruz, que disputam torneios nacionais. E alega ter o aval da confederação, o que não foi confirmado pelo blog.

O Estadual de Pernambuco começará no dia 7 de dezembro apenas com oito times que não participam de competições nacionais nem do Nordestão. Esses disputam a fase de classificação e dois chegam a um hexagonal final com os outros quatro já classificados.

Na aprovação da fórmula, houve protestos de alguns clubes pela inclusão do Santa Cruz no hexagonal final, mesmo que ele não tenha estado no campeonato da região. As seis equipes começam a jogar entre si em fevereiro, quando começam os outros Estaduais.

"Estava previsto isso. Além do clube que não joga o Nordestão, tem que botar no hexagonal os que estão em campeonatos nacionais por pedido da CBF. O Santa Cruz entrou pelo critério técnico já que foi quarto no ano passado", alegou o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho. "O Santa Cruz até foi prejudicado porque ficará parado esses meses e queria jogar.

Segundo o dirigente, a CBF liberou a realização de seu campeonato nos meses de dezembro e janeiro. Ele alega que, sem isso, os times menores não teriam atividade e já fizeram pré-temporada antes porque não disputaram competições no segundo semestre.

"Falam em deixar sem atividade em dezembro e janeiro, mas esses são os melhores meses para nós porque todo mundo está de férias e quer ver um jogo. Não sei por que não pode ter jogo? É a melhor época", alegou Carvalho.

A pré-temporada foi uma medida adotada pela CBF para atender a demanda do Bom Senso de ter um período de preparação para os clubes. Ao mesmo tempo, o movimento de jogadores prega que times menores devem ter maior número de jogos durante o ano.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.