Topo

Rodrigo Mattos

Fifa vai obrigar clubes a revelar verdadeiros donos de jogadores

rodrigomattos

11/11/2014 06h00

A Fifa vai exigir que os clubes revelem todos os fundos e empresários que são donos de fatias de jogadores de futebol que atuam em seus times. A medida faz parte do processo que levará a proibição definitiva de investidores com direitos sobre atletas.

Foi em setembro que o Comitê Executivo da federação internacional se decidiu por vetar a participação de terceiros nos lucros de transferências de jogadores, o que será implementado em até quatro anos. Desde então, um grupo na entidade elabora o regulamento com as novas regras de transferências. O documento já tem um rascunho.

É certo que os times terão de informar à Fifa todos os percentuais de seus atletas que pertencem a investidores atualmente, segundo o blog apurou. Quem não der dados corretos estará sujeitos a punições da entidade. Ou seja, haverá vigilância sobre contratos de gaveta ou cíveis que prevejam parcerias sigilosas.

No Brasil, clubes já têm que informar percentuais de jogadores em seus balanços financeiros, mas nem todos declaram as informações completas. O Corinthians já chegou a publicar uma lista em seu site, mas depois desistiu da ideia.

Outra decisão da federação internacional é de fiscalizar de perto clubes de fachada que sirvam apenas para manter vínculos com jogadores. Haverá verificação se o atleta inscrito no time teve atividade esportiva pela agremiação ou esta apenas serviu como ponte entre dois clubes, e no meio do caminho gerou lucro para seu dono. O cerco a essas equipes já começou.

Mais, a partir do momento que tiver todas essas informações dos donos de jogadores, a Fifa deve estabelecer que não se poderá mais negociar direitos de atletas com investidores. Assim, novos negócios estarão vetados. E a entidade estabelecerá um prazo, provavelmente em até quatro anos, para que os atuais fundos sejam remunerados pelas suas fatias atuais.

Uma nova reunião do grupo de estudo da Fifa ocorrerá em janeiro para fechar o conteúdo das regras. Certo é que investidores já estão informados de que está próxima a proibição de novos negócios e, por isso, estão rejeitando parcerias propostas pelos clubes brasileiros.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.