Topo

Rodrigo Mattos

Após cinco meses, governo federal apresentará conta final da Copa

rodrigomattos

22/11/2014 06h00

Depois de cinco meses de encerrada a Copa-2014, o governo federal enfim vai apresentar a conta final do evento. A última versão da matriz de responsabilidades, documento que reúne todos os gastos do Mundial, tem previsão de ser divulgada em evento nos dias 3 e 4 de dezembro no Maracanã.

No balanço disponível até agora, atualizado há mais de um ano, o custo da organização da competição era de cerca de R$ 25 bilhões, um valor abaixo da estimativa inicial de R$ 33 bilhões porque vários projetos de infraestrutura não foram concluídos. Faltava acrescentar à conta itens de operação e gastos com estrututras provisórias pedidos pela Fifa.

Foram justamente esses números das instalações específicas para o Mundial que vinham atrasando a divulgação dos números do evento.  Em novembro, o Gecopa (grupo do governo para organização da Copa) tem feito as reuniões finais com as cidades-sedes para fechar esses valores.

Fato é que o governo federal atrasa em cinco meses a apresentação da conta. Pouco antes do Mundial, o Ministério do Esporte tinha prometido entregar os números logo após a competição. Não ficaram prontos. Depois, a eleição serviu como desculpa porque não poderia haver divulgação de ações durante o período de campanha. Por fim, as instalações provisórias adiavam o balanço.

Além da conta da Copa, o seminário coordenado pelo Ministério do Esporte discutirá o legado da competição em diversos itens com a  presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de seu secretário-executivo, Luis Fernandes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.