Topo

Rodrigo Mattos

Fifa paga R$ 1,5 milhão ao Maracanã por danos na Copa-2014

rodrigomattos

29/11/2014 05h00

A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) começaram a pagar os danos provocados nos estádios da Copa-2014 nesta semana após uma longa conferência de dados entre as partes. A administradora do Maracanã já recebeu R$ 1,5 milhão pelos prejuízos causados pela entidade e seus parceiros comerciais durante o evento.

Outro pagamento já foi feito para a Arena da Baixada, embora o valor não seja conhecido. Os dez estádios restantes já têm acordos assinados em relação ao montante devido pela federação internacional por avarias. Isso deve ser quitados nos próximos dias. O blog não conseguiu apurar o número final do Itaquerão, que sofreu quebras de cadeiras e no seu mármore no Mundial.

Cada arena fez um documento detalhado com todos o inventário e fotos do que estava sendo entregue para o COL e a Fifa. Encerrada a Copa-2014, antes de o estádio ser devolvido, foi feita nova análise e levantamento com fotos dos locais. Depois disso, há uma discussão sobre a responsabilidade de cada um. Por isso, o processo levou alguns meses.

No Maracanã, foram encontrados danos em portões ou paredes quebradas por empresas que forneciam serviços de alimentação. Mas foram poucos assentos danificados com um média entre 20 e 30 por partida.

Além da cobertura dos prejuízos, os administradores de estádios já receberam da Fifa e do COL pelas despesas de operação como luz e água. Não há pagamento de aluguel pois as arenas são cedidas gratuitamente para o Mundial.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.