Topo

Rodrigo Mattos

Santos e Fla ajudam a manter o incompetente Palmeiras na Série A

rodrigomattos

07/12/2014 18h15

Esse Brasileiro teve um dos patamares de pontos mais baixos para se livrar do rebaixamento, mas o Palmeiras esteve ameaçado até o último jogo. Bastava ao time alviverde uma vitória na partida derradeira, mas sofreu até os minutos finais. A verdade é que Santos e Flamengo têm muito mais responsabilidade na permanência da equipe paulista na Série A do que os próprios palmeirenses.

Em seu novo campo, o Palmeiras iniciou com a mesma desorganização e falta de qualidade de outras rodadas diante do Atlético-PR. O fato de Valdivia, claramente limitado por contusões, ser o melhor jogador de linha é uma demonstração da falta de opções palmeirense. Fez um sacrifício por seu time neste final, mas lembre-se que foi ausente em vários jogos seguidos durante o ano.

Um time quase júnior do Atlético-PR começou melhor e teve chances claras de gol entre elas uma salva por Gabriel Dias em cima da linha. Até que saiu o gol de Ricardo Silva, de cabeça, sem ser incomodado pelos zagueiros palmeirenses. Logo em seguida, o Bahia marcou diante do Coritiba: o time alviverde estava rebaixado naquele momento.

O Palmeiras não conseguia pressionar, mas uma bola lançada para a frente encontrou Henrique que chutou na mão do zagueiro do Atlético-PR. Pelo novo critério adotado pela arbitragem da CBF, foi pênalti marcado de forma acertada e convertido pelo atacante. O Furacão continuou melhor e deveria ter sido vencedor do primeiro tempo. Mas o gol tirava o time alviverde da degola.

Após o intervalo, o Palmeiras conseguiu, enfim, pressionar os garotos do Furacão, que, diga-se, tem um ataque reserva melhor do que o titular paulista. Só não fez o gol pela ruindade de suas conclusões com furadas de Lúcio, chutes bizarros de Cristaldo. Só quem jogava bola era Valdivia.

E o Palmeiras ficou angustiado até o final. Contou com a incompetência do Vitória. Depois de ser goleado pelo Flamengo na penúltima rodada, tomou um gol do Santos nos acréscimos, de Thiago Ribeiro, para determinar sua queda. Pela sua pasmaceira em campo no final, o time baiano nem parecia desesperado: mereceu mais o rebaixamento do que a equipe paulista que ao menos correu.

Com um ponto nas seis rodadas final, o time alviverde escapou apenas pelas derrotas dos times baianos, principalmente do Vitória. Ao tomar uma virada, o Bahia perdeu para o Coritiba embora de nada valesse uma vitória. A incompetência dos rivais livrou o Palmeiras da Segundona.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.