Topo

Rodrigo Mattos

Governo dá isenção fiscal para rede de tv gigante dos EUA por Olimpíada

rodrigomattos

04/01/2015 05h00

O governo federal deu isenções fiscais para um pacote de empresas em atos no final de dezembro de 2014 por conta da Olimpíada do Rio-2016. Entre as beneficiadas, está a NBC, rede de tv gigante dos EUA, que é a maior parceira do COI (Comitê Olímpico Internacional).  Começa assim a repetir o festival de renúncia fiscal da Copa-2014.

Em 2013, foi aprovada a lei que concedia isenção fiscal para o comitê, seus parceiros de marketing, de televisão e até fornecedores de serviços.  Entre os benefícios, não precisavam pagar IPI (Imposto sobre Produto Industrial), Cofins, IOF (Imposto Sobre Operação Financeira), imposto de renda para qualquer produto que venham a comprar no país para uso nos Jogos.

A partir, bastava ao COI indicar quais seriam as empresas, e a Receita Federal as incluiria no programa diferenciado depois de um processo. Nos últimos dias de dezembro de 2014, foi publicado o benefício em favor da NBC Olympics LLC, empresa subsidiária da gigante americana no Brasil. Outro parceiro beneficiado foi a Swiss Timing, LTD, que atua na área de cronomegratem.

A NBC já está até contratando empregados para sua base no Brasil. É comum esse tipo de procedimento para empresas parceiras dos Jogos e da Copa-2014. Esses funcionários, por sinal, estarão isentos do pagamento de imposto de renda, pela lei aprovada no Brasil.

Hotéis, consultorias e escritório de advocacia que prestarão serviços para a Olimpíada também foram incluídos nos benefícios do governo federal. Repete-se assim o que ocorreu no Mundial.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.