Topo

Rodrigo Mattos

Pré-temporada do Brasil continua bem menor do que na elite do futebol

rodrigomattos

05/01/2015 05h00

A CBF anunciou com estardalhaço a existência de uma pré-temporada de um mês em 2015 como medida tomada para melhorar o calendário. Só que o período antes do início dos campeonatos no Brasil será bem menor do que o de qualquer dos países da elite do futebol mundial. É o que mostra um levantamento do blog.

A partir de terça-feira, inicia-se oficialmente a pré-temporada de 25 dias para os clubes brasileiros, embora certos times tenham apresentação na segunda-feira. O período se encerra em 31 de janeiro, pois no dia seguinte começam os Estaduais. No total, somadas as férias, serão 55 dias sem partidas desde o final do Brasileiro.

As cinco principais ligas europeias, Alemanha, Itália, Inglaterra, França e Espanha, têm períodos que são o dobro ou praticamente isso antes do início dos campeonatos. Em relação à última temporada, variam entre 45 a 60 dias de pré-temporada. O total da época sem jogos chega a 90 dias em alguns casos.

Foi considerado como ponto de encerramento na Europa a final da Liga dos Campeões, já que a UEFA proíbe campeonatos nacionais depois disso. Sua realização ocorre no final de maio. Para efeito do reinício, foi levado em conta a primeira partida oficial em fase que envolveu os times grandes em cada país.

Assim, o período de pré-temporada de cada país em 2014 foi: Inglaterra (53), Alemanha (52), França (45), Espanha (60) e Itália (67). Claro, há partidas antes disso de eliminatórias das copas nacionais e da própria Liga dos Campeões, que realiza jogos em julho. Mas não há times de elite nessas fases.

Grandes na fase inicial, Napoli e Porto, por exemplo, só entraram na competição em agosto. Na América do Sul, o Corinthians deve estrear na pré-Libertadores antes do início dos Estaduais.

Com uma pré-temporada muito maior, os clubes europeus conseguem programar períodos longos de preparação física para atingir nível mais alto nos inícios dos campeonatos. Além disso, ainda podem realizar excursões e amistosos pela Asia e outros continentes para expandir seu público.

Depois, quando a temporada se inicia, o Brasil ainda tem um número bem mais elevado de jogos do que a Europa por conta dos Estaduais que continuarão a ter 19 datas. São quatro meses perdidos para competições de pouca relevância esportiva.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.