Topo

Rodrigo Mattos

Sem recurso, Corinthians pedirá explicação à Conmebol por pena a Guerrero

rodrigomattos

12/02/2015 14h13

Sem poder recorrer contra a punição de Paolo Guerrero, o Corinthians pedirá da Conmebol explicações para a suspensão de três jogos ao atacante Paolo Guerrero. Há um forte sentimento dentro do clube de que a decisão foi uma retaliação da entidade à disputa com o clube no caso da morte do torcedor Kevin Spada.

Guerrero foi expulso na primeira partida contra o Once Caldas por tentar dar um tapa em um dos adversários. Foi enquadrado no artigo 10o do código disciplinar por conduta violenta, e por isso suspenso por três jogos. Com essa punição, é impossível recorrer à decisão, o que só seria permitido se fossem quatro partidas.

A decisão foi tomada pelo membro boliviano do tribunal Alberto Lozada Añez, justamente originário do país de Kevin. Quem distribuiu a ação foi Gorka Villar, secretário do tribunal que foi advogado da Conmebol em ação movida pelo Corinthians no TAS (tribunal arbitral internacional) contra a punição pela morte do torcedor. Esses dados causam desconfiança entre os corintianos.

O Corinthians tem até sexta-feira para entrar com o pedido de explicação da Conmebol. A partir daí, a entidade terá de contar quais os fundamentos da decisão de suspender Guerrero. Só falta o aval do presidente Roberto Andrade para requisitar os dados da entidade.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.