São Paulo perde até R$ 2 mi com problemas de ingressos na Libertadores
A série de problemas com a venda de ingressos provocou uma perda estimada de até R$ 2 milhões para o São Paulo na goleada contra o Danubio, primeiro do time no Morumbi nesta Libertadores. O valor é a diferença entre o que se ganhou com o público real presente (16.689 pagantes) com a expectativa inicial da diretoria do clube para a partida (em torno de 50 mil). Claro, a chuva forte que deixou a cidade com alagamentos também contribuiu para o esvaziamento do estádio.
Desde a semana passada, o torcedor são-paulino tem enfrentado um martírio para comprar bilhetes, com travas na comercialização na internet e na bilheteria. Houve ainda problemas com as catracas. A implantação de um novo sistema com a entrada de empresa Smartmove causou alguns dos obstáculos.
"O torcedor está puto com razão. A gente tem que pedir desculpas", afirmou o diretor de marketing do São Paulo, Ruy Barbosa. "No futuro, a gente vai tentar compensar com alguma espécie de promoção."
A renda do jogo ficou em R$ 1,107 milhão com um ingresso médio de R$ 66,35. Se houvesse mais 33 mil pessoas, o clube teria obtido outros R$ 2,2 milhões de bilheteria. A estimativa de 50 mil pessoas em estreia era otimista, visto que, em 2013, foram 31 mil contra o The Strongest. Se pelo menos esse público se repetisse, o clube ganharia R$ 1 milhão a mais. "O prejuízo foi muito grande", disse Ruy, ainda antes do jogo.
O primeiro problema foi o atraso na chegada de catracas que vieram da Europa e ficaram emperradas. Depois, houve um corte na fibra ótica no jogo com o Audax. Até surgiu uma suspeita de sabotagem no caso.
Em seguida, ocorreram questões com venda na internet para sócios-torcedores e não associados. Aí, o obstáculo foi causado por uma mal funcionamento da interação do site com uma empresa que valida os cartões de crédito. A operação, que deveria durar poucos segundos, chegou a demorar 4 horas. A empresa deve ser trocada.
Mais um terceiro problema foi a conexão entre o programa sócio-torcedor e o site em que são vendidos ingressos, o que levou os associados a só conseguir comprar na bilheteria em alguns casos.
"Toda vez que mudamos o sistema, pode ter um problema. Mas fizemos todo o possível para que estivesse tudo pronto, e as pessoas de tecnologia nos garantiram que funcionaria. Ninguém parou de trabalhar desde semana passada para tentar resolver", explicou Barbosa. Não foi o suficiente. O São Paulo promete resolver tudo até a próxima partida da Libertadores no estádio.
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