Topo

Rodrigo Mattos

Sem arena rival, Itaquerão terá até 11 jogos olímpicos se prefeitura bancar

rodrigomattos

14/03/2015 06h00

A participação de São Paulo na Olimpíada do Rio-2016 está sob ameaça visto que a prefeitura e o Estado de São Paulo não estão dispostos a bancar altos custos com a competição. Mas, se a cidade for mantida no evento, o Itaquerão receberá até 11 jogos, incluindo a final feminina, por conta da exclusão da Arena Palmeiras.

Houve uma reunião na quinta-feira entre o comitê organizador Rio-2016, e representantes do município de São Paulo nesta quinta-feira. Nesta, ficou praticamente selada a saída do estádio palmeirense por conta dos altos custos de obras necessários.

"O comitê fez uma vistoria e ficou constatado que teria de ser feito um investimento grande de obra civil no estádio do Palmeiras, não só estrutura provisória. Seria necessário um outro vestiário, e uma estação de força", afirmou o o secretário de Esporte e Lazer da Cidade de São Paulo, Celso Jatene. "Então, ficou acertado que, se tiver Olimpíada em São Paulo, seriam mantidos os 10 no estádio do Corinthians com a possibilidade da final feminina."

O Corinthians não terá que arcar com nenhum custo pois já cederá a arena e teve um alto investimento para receber a Copa. Assim, a prefeitura e o Estado teriam de assumir custos especificados em um caderno de encargos para ter as partidas. Esse é um problema, em um ano de cinto apertado.

"A prefeitura só vai investir se for uma responsabilidade pequena e for possível fazer parceiras com patrocinadores olímpicos, por exemplo. Vamos submeter esse valor ao prefeito porque o orçamento já está apertado. Se não houver condições, terão que realizar em outro lugar", completou Jatene.

A reunião que pode definir a permanência ou não de São Paulo na Olimpíada ocorrerá no dia 23 de março quando a prefeitura já espera ter um levantamento dos custos. Há a possibilidade, no entanto, desta decisão ser adiada.

Caso a capital paulista seja confirmada na Olimpíada, a Arena Corinthians ficará sob o comando do COI (Comitê Olímpico Internaiconal) de 15 de julho a 20 de agosto provavelmente, com a possibilidade de uma extensão caso seja realizada a final olímpica. Ou sejam seria mais de um mês do clube sem seu estádio. Em troca, a prefeitura cederia sem custos o Pacaembu.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.