Topo

Rodrigo Mattos

Prefeitura rebate Corinthians e descarta facilitar CIDs por Olimpíada

rodrigomattos

17/03/2015 11h00

A prefeitura de São Paulo rebateu a ameaça do presidente do Corinthians, Roberto Andrade, de condicionar a inclusão do Itaquerão na Olimpíada Rio-2016 à resolução da questão dos CIDs (Certificado de Incentivos de Desenvolvimento) para o estádio. Foi descartado que a questão dos títulos seja facilitada pela cessão do local para os Jogos. Há o compromisso municipal, no entanto, de viabilizar as estruturas provisórias da arena para receber os Jogos.

Na quinta-feira, em reunião com o comitê olímpico, a prefeitura paulistana acertou que apenas a casa corintiana estaria nos Jogos, com a exclusão do Arena Palmeiras. Pelo acordo, o clube faz a cessão gratuita, mas o município providencia o restante se conseguir recursos para isso.

Nesta segunda-feira, Roberto de Andrade soltou uma nota ao festejar a indicação: "No entanto, estamos atendendo, mais uma vez, um pedido da cidade de São Paulo e precisamos saber quem se responsabilizará e arcará com as obras do overlay (específicas para o evento) e também da liberação dos CIDs. Do contrário, o clube deve rever a decisão de sediar a Olimpíada."

A referência aos CIDs não caiu bem na secretaria de Esporte. Até porque o prefeito Fernando Haddad já bateu pé que não aceitará os pedidos do clube de recompra dos títulos ou de que seja dada uma garantia extra de sua validade. Ambas as medidas são consideradas ilegais. O Corinthians não consegue vender os CIDs por conta de uma ação judicial. Por isso, há uma disputa entre o prefeito e o clube.

"Conversei com o Andres antes de confirmar a Arena Corinthians. Ele falou que cederia o estádio, mas não botaria um centavo. Ficou combinado que a prefeitura viabilizaria. Hoje, vejo uma nota do Corinthians falando em CIDs. Se o presidente (Roberto Andrade) quiser criar dificuldade, já antecipo para ele que a resposta é não", afirmou o secretário de Esporte e Lazer de São Paulo, Celso Jatene.

"Uma questão (Olimpíada) não tem nada a ver com a outra (CIDs). Estamos discutindo de esporte, os CIDs estão sendo discutidos em outra esfera. Se misturar, antecipo que não tem. Até porque assim ele está desautorizando a palavra do Andrés. Sou amigo do Andrés há anos, e confio na sua palavra", completou.

Essa disputa é mais um empecilho na inclusão de São Paulo nas Olimpíadas. O custo com instalações provisórias e outros itens são o maior obstáculo já que a prefeitura bateu o martelo de que não arcará com um gasto alto, e admitiu abrir mão em favor de outras cidades como Porto Alegre que, teoricamente, desejam os Jogos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.