Topo

Rodrigo Mattos

Rio-2016 planeja início de venda de ingressos sem futebol com impasse em SP

rodrigomattos

25/03/2015 06h00

O Comitê Rio-2016 já planeja começar a venda de ingressos da Olimpíada sem os jogos do futebol por conta do impasse em relação à inclusão do Itaquerão e de São Paulo. A solução para o imbróglio em relação aos custos da realização dos jogos no estádio corintiano está prevista para reunião em abril, após o início da comercialização dos bilhetes.

A partir de 31 de março, o Rio-2016 permitirá em seu site que o torcedor possa escolher as competições para as quais quer comprar entradas – depois, haverá o sorteio. Essa data já tinha sido adiada pois seria no dia 26. O comitê decidiu que não haverá nova postergação apesar da questão do Itaquerão.

Divulgado na última terça-feira, o calendário com eventos olímpicos está pronto com exceção do futebol. "Queremos o estádio do Corintihans nos Jogos. É um estádio espetacular. Não tenho dúvida de que teremos nos Jogos", afirmou o presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman.

O Rio-2016 ainda tem uma esperança de acelerar o processo e conseguir resolver o problema antes do dia 31 de março, já que, historicamente, toda a venda de ingressos começa junta. Mas esse não é o cenário mais provável.

Assim, o comitê já planejou que inicia a alocação de bilhetes sem o futebol, que é o esporte com maior número de ingressos e um dos de maior procura nos Jogos. Quando o impasse tiver sido resolvido, será aberta a comercialização para a modalidade.

Essa é a fase mais importante de venda de entradas olímpicas. A projeção do Rio-2016 é de que os ingressos estejam disponíveis para alocação durante cerca de um mês. Após cada torcedor escolher seus bilhetes, haverá um sorteio. A questão é que as pessoas inscritas nesta fase, terão prioridade nos sorteios posteriores.

Ingressos

Os ingressos para todas as competições cujo calendário foi divulgado nesta terça-feira começam a ser vendidos na terça que vem (31). Interessados nas entradas devem fazer um cadastro no site do Comitê Organizador Rio-2016 e efetuar um pedido de bilhete. O site da venda de ingressos você pode acessar clicando aqui.

O cadastro para compradores de ingressos já está aberto no mesmo site da venda das entradas. Segundo o comitê, das pessoas que já se inscreveram para comprar bilhetes da Olimpíada, a maioria informou que pretende adquirir entradas para as competições de futebol e vôlei de quadra. Esses são os esportes com maior demanda de ingressos. Também há grande procura por entradas para as competições de natação, atletismo e ginástica.

Ao todo, cerca de 7,5 milhões de ingressos da Olimpíada serão postos a venda. Mais da metade deles custarão até R$ 70.

Haverá, porém, competições onde não será necessários ingresso para que possam ser acompanhadas. O próprio Comitê Organizador informou que as provas de remo, maratona, maratona aquática e ciclismo de estrada, por exemplo, acontecerão ao ar livre. Torcedores sem entrada poderão assistir aos eventos, ainda que em lugares menos privilegiados.

500 dias

O presidente do Rio-2016, Carlos Nuzman, esteve nesta terça no evento de apresentação do calendário olímpico. Nuzman lembrou que hoje falta exatamente 500 dias para o início dos Jogos. Ressaltou que a preparação vai bem, mas há como relaxar.

"Obras estão dentro do cronograma estabelecido, mas a muito trabalho pela frente. Vamos realizar 42 campeonatos mundiais em 17 dias durante a Olimpíada. Nada se compara a isso. Nada", disse ele.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.