Topo

Rodrigo Mattos

Fome do Corinthians nos próximos jogos pesará no futuro do São Paulo

rodrigomattos

01/04/2015 23h55

A discussão se o Corinthians entregará o próximo jogo para o San Lorenzo para prejudicar a classificação do São Paulo é inútil. O clube tem um técnico e elenco honestos, seus torcedores gostam de ganhar, e precisa do resultado para garantir a classificação e ser um dos melhores ou o primeiro da Libertadores. Só que os são-paulinos têm, sim, seu futuro dependente do desempenho dos corintianos após perderem nesta quarta-feira para os argentinos.

Explica-se: São Paulo e San Lorenzo estão empatados em pontos no grupo, sendo que os brasileiros levam vantagem apenas por dois gols de saldo. Isso porque o time tricolor pegou o Danubio, time mais fraco do grupo, em casa. Já os argentinos terão esse confronto na derradeira rodada.

Neste cenário, é bem possível que o saldo de gols decida a segunda vaga do grupo. Ok, o Corinthians não está oficialmente classificado, mas quem acredita em uma reviravolta deste tamanho?

De volta ao raciocínio, se o saldo é tão importante, o número de gols sofrido por San Lorenzo e São Paulo diante do líder do grupo pode ser determinante. É o que aconteceria se ambos perdessem do Corinthians e batessem o Danubio, por exemplo.

E aí a fome do Corinthians nestes dois jogos terá um peso na decisão da vaga. Uma goleada em um jogo e um placar magro em outro terão influência. Não é apenas a rivalidade que pesará neste cenário.

Neste momento, o Corinthians ainda está a quatro gols de saldo do Boca Juniors para brigar pela vaga de melhor da primeira fase. Se chegar mais perto, pode entrar mais motivado para a última partida. E, claro, uma goleada em clássico é sempre mais difícil do que contra um argentino. Ao mesmo tempo, o time pode entrar mais motivado diante do rival.

Enfim, descontados todos esses fatores, o que se viu do Corinthians contra o Danubio foi um time que correu até o último minuto atrás do gol. O mais provável é que mantenha essa atitude nos próximos jogos. Assim equilibraria as coisas para o São Paulo. De um jeito ou de outro, por sua incompetência, os são-paulinos terão de ficar de olho nos rivais.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.