Topo

Rodrigo Mattos

CBF busca apoio dos clubes para derrubar MP do futebol

rodrigomattos

08/04/2015 11h50

A CBF busca o apoio dos clubes da Série A do Brasileiro e federações estaduais para derrubar boa parte do texto da MP (Medida Provisória) do futebol editada pelo governo federal. Para isso, reunirá os 20 times da primeira divisão, nesta terça-feira, para mostrar pareceres que classificam como inconstitucionais pontos da lei.

Lembre-se: a presidente da República Dilma Rousseff editou a MP em que refinanciou as dívidas fiscal dos clubes de futebol com condições favoráveis – desconto de cerca de R$ 800 milhões – em troca de imposições na sua gestão. No texto, há artigos que impõem limitação de mandatos e votação de jogadores na CBF, além de uma indução à criação da liga. A questão é que os times precisam financeiramente do benefício.

Documentos elaborados pelos juristas Alvaro de Mello Filho e André Ramos para a CBF questionam dez pontos do texto do governo. Esses pareceres serão mostrados para os times da Série A com objetivo de esclarecimento, segundo dirigentes da confederação. Já foram enviados para as federações estaduais.

Os principais pontos questionados são as imposições na eleição da CBF, e a indução da liga. Mas também se combate medidas obrigatórias para os clubes como a limitação de investimento de 70% das receitas no futebol. A confederação diz aceitar as imposições de penas por atrasos salariais e falta de pagamento das dívidas.

A intenção da entidade é derrubar os pontos indesejados da MP no Congresso por meio de lobby com os deputados federais da bancada da bola. Mas não estão descartadas medidas mais drásticas como ameaças de a Fifa desfiliar o Brasil com alegação de que o governo interveio em uma federação nacional.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.