Topo

Rodrigo Mattos

Grandes de Rio-SP aumentam abismo sobre pequenos em 2015

rodrigomattos

09/04/2015 06h00

Com a realização de uma pré-temporada maior, os times grandes do eixo Rio-SP aumentaram o abismo para as equipes pequenas nas fases de classificação dos dois Estaduais. Em média, as oito agremiações conseguiram 75% dos pontos possíveis nesta etapa do campeonato – lembre-se que cada uma ainda enfrentou três clássicos.

Com a vitória do Fluminense sobre o Madureira, na última rodada, todos os times grandes classificaram-se aos mata-matas. No ano passado, Corinthians e Botafogo ficaram de fora das fases decisivas com campanhas bem ruins.

As duas equipes alvinegras, que acabaram com as melhores neste ano nos Estaduais, foram as que mais evoluíram em relação ao ano passado. Invictos, os corintianos cravaram 13 pontos a mais do que em 2014, e os botafoguenses, 19 pontos.

No total, os oito grandes acumularam 270 pontos nesta fase de classificação contra 237 no ano passado. Houve um crescimento de 14% em 2015. Fora os dois alvinegros, o São Paulo e o Vasco também melhoraram seus desempenhos. Santos e Flamengo tiveram pequenas quedas de rendimento (dois pontos). O Palmeiras foi o que mais caiu com quatro pontos.

Em 2015, os grandes tiveram uma pré-temporada de 25 dias, menor do que a europeia, mas maior do que os 15 dias de costume dos anos anteriores. Isso parece ter tido influência no desempenho visto que os pequenos costumam começar o ano mais fortes porque treinam desde dezembro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.