Topo

Rodrigo Mattos

Após surra, Brasil procura ajuda de empresa que melhorou futebol alemão

rodrigomattos

10/04/2015 06h00

Depois de oito meses do baile sofrido para a Alemanha na Copa-2014, a CBF começa a procurar no desenvolvimento do próprio futebol alemão caminhos para um reforma ampla da formação de jogadores no Brasil. Há um plano de reestruturar as divisões de base nacionais junto com os clubes, e uma empresa que trabalha com a federação alemã já foi consultada por cartolas brasileiros.

A goleada de 7 a 1 imposta pela Alemanha sobre a seleção gerou uma série de críticas à confederação, e reivindicações de mudanças na condução do futebol nacional. Até agora o presidente e vice da confederação, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, trocaram apenas nomes de técnicos, e não indicaram alterações estruturais no futebol brasileiro.

O novo staff da CBF que assumirá com o novo presidente Del Nero, no próximo dia 16, iniciou uma pesquisa para entender o que tem sido feito na Europa, assim como bons exemplos de clubes em território nacional. Um dos passos foi procurar a empresa belga Double Pass para conversas iniciais.

Criada na Universidade de Bruxelas, a consultoria esportiva presta serviços para a Federação Alemã de Futebol, para Premier League, para Federação Belga de Futebol e para os EUA, além de um total de 500 clubes.

Na Federação Alemã, a função da Double Passe é verificar o funcionamento das divisões de base de todos os times da Série A e Série B da Alemanha. Iniciada na última década, a reestruturação das categorias interiores dos clubes alemães foi a base da revolução do futebol campeão do mundo em 2014, ao lado da construção de campos para crianças pelo país.

Após verificar cada estrutura da base dos clubes, por meio de critérios determinados, a Double Pass dá notas para os clubes que podem chegar a até três estrelas. À Federação Alemã, apresenta um relatório com pontos onde pode haver melhorias. As avaliações são anuais e os clubes tentam incrementar seu ranking para o próximo ano.

Funciona como um processo de certificação igual a outros setores, e foi implantado a partir de 2007. Relatório da Federação Alemã aponta que as divisão de base dos clubes melhoraram sensivelmente após a introdução do método da empresa belga, que posteriormente foi contratada pela Premier League.

A CBF não conversou apenas com essa empresa. Foi verificar também modelos de outros países. Clubes como o Atlético-MG, Santos e São Paulo são citados ainda como exemplos brasileiros de bom funcionamento da base, e que devem ser seguidos. A intenção da confederação é instalar um modelo tropicalizado que tenha influência dos métodos europeus, e do que deu certo no Brasil.

O plano ainda não está traçado. Mas, a princípio, a CBF não acenou com a injeção de dinheiro próprio na melhoria dos CTs dos clubes. Há o objetivo de estabelecer parcerias com os clubes. E há a possibilidade de recursos de patrocinadores da entidade, que já se mostraram dispostos a atuar, para projetos para expansão da infraestrutura de futebol pelo país.

Essa é uma das ideias para o mandato de Marco Polo Del Nero à frente da CBF, que começa na próxima semana. Agora, se isso vai se concretizar e a forma que vai acontecer, é uma questão em aberto visto que o dirigente já estava na confederação e não executou nada até agora.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.