Topo

Rodrigo Mattos

Fla e Vasco fazem pelada com pancadaria liberada pelo juiz

rodrigomattos

12/04/2015 18h03

Quando um comentarista usa a expressão "independentemente da qualidade técnica" em uma transmissão de jogo, pode ter certeza: você está assistindo a uma pelada de baixíssimo nível e ele quer convencê-lo a não desligar. E não faltaram oportunidades para repetir o jargão durante o empate sem gols entre Flamengo e Vasco, pela semi do Estadual do Rio.

Pior, o jogo tornou-se violento graças ao árbitro João Batista de Arruda, que poupou cartões vermelhos em pelo menos três jogadas duríssimas. Os vascaínos podem reclamar mais porque Jonas deveria ter saído de campo cedo ao meter o pé na cara de Gilberto. Dagoberto e Marcelo Cirino também mereceram expulsões por um empurrão em Bressan, e por solada sobre Guiñazu.

A leve vantagem do Vasco no primeiro tempo era fruto de um maior interesse e disposição na partida, diante de um desatento Flamengo. Faltavam ao time de São Januário mais recursos para transformar em gol a sua maior presença no campo adversário.

Com melhores jogadores, embora mal tecnicamente e fisicamente em alguns casos, o Flamengo começou a achar espaços principalmente após a entrada de Éverton. Foram três oportunidades claras de gol, desperdiçadas por Gabriel e Cirino (duas vezes, em tarde pouquíssima inspirada).

Parecia que o jogo daria uma incrementada. Só parecia. O cenário foi desolador após o intervalo. Sem moral, o árbitro permitiu a pancadaria dos dois times. Muito preocupados em reclamar, e pouco em jogar bola, os jogadores não conseguiam acertar passes, conclusões, domínios, quase nada.

Ao final do jogo, o Vasco até deu uma leve pressão sobre o Flamengo, cujo goleiro Paulo Victor acabou com três boas defesas. Pode-se até dizer que os vascaínos tiveram uma superioriodade, mas, diante da insipiência técnico do jogo, não há motivos para ninguém festejar.

Aliás, até se entende o técnico Doriva, que tem um elenco mais limitado. Mas Vanderlei Luxemburgo apresentou bem pouco no Flamengo para quem é um treinador disputado e tem mais opções no elenco. Pelo que se viu neste primeiro jogo, será tarefa dura convencer torcedores a ir assistir à segunda partida da semifinal.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.