Topo

Rodrigo Mattos

Fifa faz vista grossa a patrocínio irregular a árbitros na Libertadores

rodrigomattos

15/04/2015 06h00

Apesar de vetar o patrocínio da Crefisa a árbitros no Paulista, a Fifa lavou as mãos em relação a anúncios em camisas de juízes na Libertadores que também desrespeitam seu regulamento. Como órgão continental, a Conmebol é filiada diretamente à federação internacional, enquanto a Federação Paulista de Futebol tem uma ligação indireta pela CBF.

O regulamento da Fifa para árbitros estabelece algumas restrições aos patrocínios no uniforme de árbitros. Não podem anúncios de empresas que estampem as camisas dos clubes, como foi o caso do Palmeiras e da Crefisa no Paulista. E são vetados patrocinadores nas costas do uniforme como ocorre na Libertadores – só é permitido o uso da manga.

A empresa brasileira "Centauro", que foi parceira da Fifa na Copa-2014, tem um anúncio nas costas da camisa dos árbitros da Libertadores-2015, na quarta edição seguida em que isso ocorre. Há outra empresa na manga, Wurth, bem maior do que a de costume no Brasil. O limite da regra é 200 cm2.

Para advogados advogados esportivo ouvidos pelo blog, a legislação é válida para competições da Conmebol pela sua ligação direta com a Fifa. Apesar disso, a federação indicou que nada fará: "Em relação à pergunta sobre a Copa Libertadores, nós sugerimos que você contate a Conmebol", afirmou a Fifa ao blog. A confederação sul-americana foi procurada durante a tarde, mas seu assessor não estava presente.

Em relação à FPF, a postura foi bem diferente. A entidade recomendou que o patrocínio fosse retirado da camisa dos árbitros, apesar de se negar a comentar a situação depois do veto.

Lembre-se: o presidente da Fifa, Joseph Blatter, está em campanha pela reeleição em pleito que terá três concorrentes. Recentemente, foi à Conmebol para pedir votos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.