Topo

Rodrigo Mattos

Qual a cara do Brasil na Liga dos Campeões: Neymar ou David Luiz?

rodrigomattos

15/04/2015 18h36

Quando se chega às fases finais da Liga dos Campeões, é comum se organizar listas de nacionalidades de jogadores: o Brasil figura sempre entre os primeiros, ou no topo da relação. Isso vira argumento para mostrar que a formação de atletas continua forte no país. A questão é quem são esses atletas brasileiros que atuam nos principais times europeus?

Essa pergunta volta a ser relevante depois das quartas-de-final entre Barcelona e PSG em que, de um lado, Neymar brilhou, fez gol, e ajudou o Barcelona a se aproximar da classificação. Do outro, David Luiz tomou dois ovinhos (caneta, como preferirem) de Suárez em dois gols do time espanhol. É entre a imagem dos dois que o futebol brasileiro pende no principal palco de clubes.

O zagueiro ficou marcado como a cara da derrota dos 7 a 1 para a Alemanha. Falhou muito, foi estabanado, e perdeu a compostura com o placar humilhante. E Neymar era o que o Brasil sonhava ser, mas não estava em campo por contusão.

O atacante do Barcelona é também uma exceção: o único brasileiro que, de fato, é uma estrela em seu time entre os grandes europeus. Há bons coadjuvantes, ressalte-se, como Thiago Silva (contundido nesta quarta), William, Oscar, Marcelo etc.

Mas a verdade é que, ainda que tenha quantidade na liga, o Brasil está longe da qualidade de outros tempos quando havia dois ou três jogadores de primeira grandeza no futebol europeu, como Rivaldo, Romário, Ronaldo, etc. Pense nos últimos campeões da Liga dos Campeões: qual teve um brasileiro como principal destaque? Quando um brasileiro foi eleito melhor do mundo pela última vez?

Então, de uma certa forma, o futebol nacional na Liga dos Campeões é muito mais David Luiz do que Neymar. Toma mais canetas do que dá. É por isso que a cara atônita do zagueiro na tv depois de levar o primeiro drible de Suárez nos faz lembrar tanto dos 7 a 1 quando ele tinha a mesma expressão. E a boa fase da seleção de Dunga, invicta, ainda não foi capaz de apagar essa imagem que segue nos assombrando.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.