Topo

Rodrigo Mattos

Apertado, Santos quer pagar dívida com Robinho em novo contrato

rodrigomattos

18/04/2015 06h00

A situação financeira do Santos continua difícil apesar das medidas iniciais da atual diretoria. Está para sair o balanço financeiro de 2014 que indicará o aumento da dívida de forma preocupante. Neste contexto, o clube tenta negociar débito com Robinho para mantê-lo, ao mesmo tempo que admite perder o meia Lucas Lima no meio do ano.

Até o terceiro trimestre de 2014, a diretoria santista registrava déficit de R$ 24 milhões, e uma dívida acima de R$ 300 milhões. Os números finais do ano ainda estão sendo ajustados antes da divulgação.

Mas há dívidas que vão impactar no time para o Brasileiro. Por exemplo, o clube admite o débito com Robinho referente aos direitos de imagem não pagos. Não há confirmação do valor, mas, obviamente, está na casa dos milhões. A intenção, no entanto, é mantê-lo no time. Por isso, será proposto a ele quitar os débitos parceladamente em um novo contrato com a renovação no meio do ano.

A aposta dos dirigentes santistas é na boa relação com o jogador e seu empresários, assim como na vontade até agora declarada do jogador de ficar no clube.

No caso de Lucas Lima, o Santos já dá a guerra como perdida até porque tem 10% dos seus direitos. O time recebeu uma sondagem do Cruzeiro, mas não quer liberá-lo para o Brasil. A diretoria vê como quase certa a sua saída no meio do ano para a Europa. O próprio empresário do jogador já admitira que o compromisso era ficar no primeiro semestre e depois negociar com europeus.

Não há milagre. Na divulgação das contas santistas, que tem de ser feita até o final do mês, ficará mais claro o que o clube pode fazer até o final do ano. O consolo entre cartolas santistas é que veem rivais como São Paulo e Corinthians com a mesma dificuldade financeira do que eles.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.